bacharelado em direito

Bacharelado em Direito: o que é estudado e qual o perfil ideal?

Será que é essa profissão mesmo que eu quero para minha vida? Está aí um questionamento bastante comum entre as pessoas que estão saindo do ensino médio ou não estão se identificando com a graduação que já estão cursando. E não existe nada mais natural que ter receio de escolher um curso ou mudar de carreira. Se esse é o seu caso, não se desanime, com um pouquinho de dedicação, você sana suas as dúvidas e dá o passo seguinte para tomar uma decisão com mais segurança e tranquilidade.

Se o bacharelado em Direito é uma das opções que está passando pela sua cabeça, esse é o momento de saber como é a graduação, quais as matérias, a duração do curso, etc. É importante entender como funciona o mercado de trabalho, as opções da carreira e as possibilidades de crescimento da profissão. Além disso, é fundamental analisar suas próprias habilidades e áreas de interesse. Afinal, autoconhecimento nos ajuda a trilhar o caminho para o sucesso profissional.

Neste artigo, vamos trazer para você informações importantes sobre o curso de Direito e as razões pelas quais vale a pena investir em uma das carreiras mais tradicionais do mundo do trabalho. Sendo assim, continue a leitura!

 Saiba como é o bacharelado em Direito

O curso de Direito dura cinco anos e é voltado para a área de Ciências Humanas e Jurídicas. Nos períodos iniciais, os conteúdos são mais introdutórios e o aluno estuda disciplinas como língua portuguesa, sociologia, psicologia, fundamentos do direito, etc. Já nas matérias específicas, a graduação aborda disciplinas como direito processual, constitucional, administrativo, penal, tributário, entre outras.

O aluno precisa realizar o estágio obrigatório e apresentar a monografia ao final do curso para conseguir o diploma de bacharel. É importante ressaltar que o curso deve, obrigatoriamente, ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Uma particularidade da graduação é que para exercer as funções de advogado, promotor ou juiz é preciso ser aprovado no exame da Ordem dos Advogados (OAB).

Priorize o seu desenvolvimento contínuo

Bem, o diploma de bacharelado garante a possibilidade de atuar em segmentos específicos da profissão. O exame da OAB habilita o profissional para atuar como advogado e ocupar cargos públicos. Entretanto, acrescentar novos cursos e especializações ao currículo agrega um diferencial à carreira e aumenta as possibilidades de ganhos financeiros. Uma boa notícia é que não faltam concursos para candidatos com formação em Direito.

Conheça o perfil do profissional da área

Com as informações passadas até aqui, seu interesse pelo curso aumentou? Realmente, o Direito é uma profissão fascinante, além de ser essencial para a vida em sociedade. Pois bem, como já falamos, o autoconhecimento é algo que vai te ajudar muito a tomar a decisão certa. Afinal, se conhecer bem é uma habilidade imprescindível para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos nós.

Quem deseja seguir essa carreira precisa ser comunicativo, gostar de ler, ter espírito investigativo e se manter atualizado. Ética, senso de justiça e responsabilidade social são valores fundamentais da profissão. Reflita sobre suas características e as do curso de Direito e avalie se existe afinidade. Seu jeito é mais questionador ou tende mais para a timidez? Como você reage diante de situações de injustiça? Aprecia debater ideias? Gosta de leitura e escrita? Se identificou? Já é mais um indício de que este curso é para você!

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

Foque em seus pontos fortes

Tenha atenção ao seguinte, se o seu perfil não se enquadra nos tópicos citados, não se preocupe! Muitas habilidades podem ser desenvolvidas e o fato de não ter algumas características não quer dizer que a carreira jurídica não é para você. Dessa maneira, se dedique a aprimorar os aspectos necessários para exercer a profissão, estude bastante e siga em frente!

Áreas de atuação para o bacharel

A profissão apresenta ampla área de atuação no mercado. Com tantas opções, é comum os alunos se questionarem sobre os segmentos disponíveis. As principais carreiras da profissão são voltadas para o direito civil, penal, trabalhista, administrativo, empresarial, ambiental e tributário.

Vale a pena lembrar que você se torna bacharel quando obtém o diploma da graduação e pode atuar com professor, correspondente jurídico ou trabalhar em cargos públicos. Como vimos, para exercer a função de advogado é necessária a provocação no exame da OAB. As carreiras de juiz, desembargador, diplomata, delegado, promotor e procurador demandam também aprovação em concursos públicos.

Entenda o mercado de Trabalho

Como já falamos, o profissional do Direito tem um campo de atuação amplo e diversificado. Dependendo do caminho que o profissional decide trilhar, como fazer ou não o exame da Ordem ou ocupar cargos públicos que oferecem mais estabilidade e bons rendimentos. A pessoa pode exercer, também, a advocacia particular ou até atuar em cargos específicos para o bacharel em Direito.

Considere a escolha da faculdade

Agora que você já conhece o perfil da profissão e as possibilidades de atuação na carreira é preciso se atentar para algo muito importante: a escolha da faculdade é fundamental! Afinal, existe uma expressiva oferta de cursos no mercado, e nem todos com a devida qualificação. Pesquise as instituições de ensino com conceitos positivos no MEC. As instituições são avaliadas por meio de índices que refletem a qualidade didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.

Se o seu objetivo é se destacar no mercado de trabalho, a escolha da faculdade faz toda a diferença. O curso de bacharelado em Direito da LS Educacional oferece uma preparação de excelência para os futuros profissionais. Por meio de uma matriz curricular abrangente, assegura ao aluno uma formação completa para atender as exigências do mercado, unindo o domínio dos conhecimentos jurídicos aos de competências técnicas e humanísticas.

Levando em conta as informações deste post, podemos concluir que o bacharelado em Direito é uma profissão promissora que oferece uma vasta gama de oportunidades de atuação. Por outro lado, exige muito comprometimento e responsabilidade. Com a LS Educacional, você pode trilhar o caminho para a conquista de uma graduação de excelência que resultará em um futuro profissional de sucesso.

E aí, as informações deste post te ajudaram a decidir pela carreira de Direito? Se sim, acesse o site da LS Educacional e saiba mais sobre o curso.

Powered by Rock Convert

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support