carreira acadêmica

[Infográfico] Como seguir a carreira acadêmica? Saiba aqui!

Quando se ingressa na universidade, é possível trilhar caminhos que favoreçam a prática profissional ou a carreira acadêmica, que é mais direcionada à pesquisa e às aulas em instituições de ensino superior, com ótimas perspectivas de empregabilidade e de retorno financeiro.

É importante saber que, na carreira acadêmica, seu foco será a produção de conhecimento, descobrindo soluções e tecnologias que contribuam com a área. O trabalho é muito relevante para a sociedade e está diretamente ligado ao seu desenvolvimento.

Trata-se de uma oportunidade de obter estabilidade financeira, ótima qualificação e muitas chances de alcançar o sucesso profissional. Nesse segmento, é possível atuar por contrato ou por concursos públicos.

Listamos aqui algumas informações importantes sobre as etapas para a carreira acadêmica, o perfil necessário e como ingressar nesse meio. Confira!

Quais são os níveis acadêmicos?

O primeiro ponto relevante a respeito dessa temática é a compreensão dos níveis universitários. Eles são o caminho mais frequentemente trilhado por quem busca essa formação profissional, ainda que não seja uma obrigatoriedade. Saiba mais a seguir.

Graduação

A graduação é o primeiro contato com a vida universitária, em que se aprende mais sobre a prática científica e a realização de pesquisas nesse modelo. Também é o grau responsável por ampliar os conhecimentos a respeito da área de estudos escolhida e trazer preparo técnico. Ela pode ser realizada como bacharelado ou licenciatura, e tem duração média de quatro anos.

Mestrado

A pós-graduação pode acontecer na modalidade lato sensu (especializações) e stricto sensu (mestrado e doutorado). No caso da carreira acadêmica, a opção stricto sensu é mais desejável, pois, apesar de também contribuir para a prática, tem mais foco na pesquisa. Durante o mestrado, o aluno pesquisará algum tema de maneira aprofundada durante cerca de dois anos.

Doutorado

O doutorado geralmente dá continuidade à pesquisa realizada no mestrado, observando o tema abordado de maneira mais complexa, apontando soluções. Além disso, é possível realizar uma pesquisa nova. São cerca de quatro anos de estudos para se obter o título de doutor. Após a conclusão, o doutor pode fazer estágios para continuar a formação, chamada de pós-doutorado.

Como é o perfil de um pesquisador ou professor universitário?

Para lidar com essas etapas de formação, é importante ter muita dedicação. Existem algumas características esperadas para a carreira acadêmica, que geralmente são observadas nas bancas de seleção para cada um dos níveis destacados. Veja alguns aspectos desejáveis.

Paciência

Como vimos, a pesquisa leva anos para se desenvolver, por isso, a paciência é importante para encarar essa tarefa com mais tranquilidade. Durante todo o tempo, o estudante conta com o apoio de orientadores, que indicam os melhores caminhos para amadurecer os estudos.

Disciplina e organização

Ao longo dessa trajetória de formação, bem como na prática profissional, é preciso lidar com muitos materiais e assuntos diferentes. Assim, a organização e a disciplina são fundamentais para evitar que os afazeres se acumulem, e para que os resultados encontrados nos estudos sejam preservados.

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

Gosto pela leitura

Ainda que algumas áreas sejam mais práticas do que outras, a carreira acadêmica necessariamente envolve estudos teóricos. Isso acontece porque pesquisadores e professores universitários devem ter um bom embasamento para transmitirem informações que sejam confiáveis. Trata-se de uma atuação que necessita de grande responsabilidade e envolvimento com leituras.

Receptividade aos feedbacks

Durante os estudos e a apresentação de trabalhos, serão ouvidas críticas e correções. Esse processo faz parte da formação e ajuda a melhorar enquanto profissional. Dessa forma, é essencial manter a receptividade aos feedbacks e buscar aprender com eles. Tenha em mente que os orientadores e avaliadores são pessoas que percebem os ajustes essenciais para colaborar com o seu trabalho.

Como ingressar na carreira acadêmica?

Após compreender melhor sobre como funciona a carreira acadêmica e o que ela exige dos profissionais, é preciso saber como se preparar para essa trajetória. Apesar de muito promissora, ela também tem seus desafios.

O Currículo Lattes é uma base de dados que concentra as informações acadêmicas individuais. Ele é fundamental nas etapas de formação para a pesquisa e a docência, portanto, é preciso enriquecê-lo com boas experiências. Veja algumas dicas para valorizar o seu Lattes.

Participe de eventos

Bons eventos proporcionam debates, trocas de ideias e ampliação dos conhecimentos. Por meio deles, é possível descobrir projetos universitários inovadores, que ajudam na sua formação. Assim, participar de congressos, seminários, colóquios e outros eventos acadêmicos ajuda a aprender mais, além de ser algo muito valorizado no seu histórico.

Faça networking

Os eventos e as associações são ótimos para conhecer pessoas da área e encontrar novas oportunidades. O networking é importante para desenvolver mais os estudos, conhecer possíveis orientadores, se envolver em discussões enriquecedoras e ficar por dentro dos programas que acontecem nas instituições.

Esteja em grupos de estudos

Os grupos de estudos são ótimos para discutir sobre algum tema com a presença de um orientador, desenvolver uma iniciação científica e receber sugestões sobre o trabalho. A partir das pesquisas e leituras dos colegas, é possível olhar o seu tema de outras maneiras, o que é excelente para amadurecer os estudos.

Escreva artigos

A produção acadêmica é um critério importante de avaliação. Além disso, ajuda a melhorar as habilidades de escrita, formulação de hipóteses e elaboração de projetos. Escrever artigos e tentar publicá-los em revistas acadêmicas é importante. Você pode produzir em parceria com um orientador, que guie a adequação do texto e indique boas referências.

Estude idiomas

Durante a graduação, pode haver a necessidade de fazer leituras em outros idiomas, como inglês ou espanhol. No mestrado, um dos critérios de seleção é conhecer uma língua estrangeira, que costuma ser o inglês. Para o doutorado, a exigência é saber pelo menos dois idiomas além do materno. Assim, quanto antes seus estudos começarem, mais fácil será para lidar com essas etapas.

A carreira acadêmica é muito promissora e permite grande crescimento pessoal e profissional. Observe as informações apresentadas e avalie se existe afinidade com esse tipo de formação. Com isso, terá grandes chances de construir uma trajetória bem-sucedida.

A LS Educacional conta com uma excelente estrutura, para a construção da sua carreira. Entre em contato e veja como podemos contribuir com a sua formação.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support