carreira de enfermagem

O que você precisa saber para seguir a carreira de Enfermagem

As profissões da área da saúde estão em constante expansão e a variedade dos campos de atuação estão se ampliando cada vez mais. A carreira de enfermagem é uma dessas profissões com excelentes oportunidades de trabalho, uma vez que o mercado possui diversos segmentos em que o profissional pode atuar. Além disso, a enfermagem está entre as graduações mais procuradas do Brasil.

Apesar de ser uma profissão com vasta oferta de oportunidades, o mercado para os profissionais de enfermagem também é concorrido. Por isso, é importante conhecer a profissão e saber suas particularidades a fim de traçar seu caminho profissional. Afinal, quando você sabe onde quer chegar, seus objetivos ficam mais claros e, consequentemente, alcançá-los fica mais fácil.

Este post vai ajudar você a conhecer melhor a profissão, a se planejar para alcançar seus objetivos e a se tornar um profissional de sucesso. Sendo assim, continue a leitura.

Como saber se a carreira de enfermagem é a decisão certa?

A escolha da profissão é um passo importante para a realização pessoal. Para que você tome uma decisão consciente, é indispensável se conhecer bem, saber o que se estuda durante o curso e como é o dia a dia da profissão. Não é uma tarefa fácil, porém, ao conhecer os detalhes relevantes da carreira, você adquire mais segurança para tomar uma decisão tão importante para o seu futuro.

Escolha o curso certo para você

Uma dúvida muito frequente de quem decide seguir a carreira é qual curso escolher — o curso técnico de enfermagem ou a graduação? Cada curso tem suas particularidades como carga horária, valores e conteúdo. Um curso técnico tem o tempo de duração mais curto e, geralmente, as chances de ingressar no mercado de trabalho são mais rápidas. A graduação, por sua vez, oferece aprendizados mais aprofundados e os salários são mais vantajosos.

Por isso, é primordial que se tenha clareza das suas necessidades. Além de saber quais são os seus objetivos atuais e futuros. Assim, você pode adequar as opções existentes à sua realidade. Pensando nisso, a seguir, listamos alguns fatores consideráveis sobre a carreira de enfermagem para você analisar e, assim, tomar uma decisão com mais segurança. Vamos lá?

Quais os fatores que valem a pena considerar?

Perfil da profissão

O enfermeiro é aquele profissional responsável pelo atendimento direto aos pacientes e que atua sempre com outros profissionais da saúde. Seu trabalho une habilidades técnicas e humanizadas. Portanto, é uma carreira para quem gosta e sabe lidar com pessoas.

Currículo do curso

As disciplinas fazem parte da área de ciências biológicas. O aluno de enfermagem estuda matérias como anatomia, microbiologia, farmacologia, administração de medicamentos, nutrição, psicologia aplicada à saúde, etc. O curso técnico é mais direcionado para a prática, já a graduação prepara a futuro profissional para cargos de liderança.

Áreas de atuação

O profissional habilitado pode trabalhar em hospitais, clínicas médicas, clínicas estéticas, escolas, creches e home care (atendimento em domicílio). O leque de opções é bastante amplo. E existem inúmeros tipos de especializações, dependendo da área em que a pessoa atua.

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

Dia a dia do profissional

Quem se capacita para trabalhar com enfermagem realiza procedimentos assistenciais como coleta de sangue, prestação de primeiros socorros, checagem de equipamentos médicos, administração de medicamentos. O técnico em enfermagem executa, basicamente, as mesmas funções do enfermeiro, mas sempre sob a sua supervisão.

Desafios da carreira

Se as oportunidades são variadas, consequentemente, a concorrência é forte. Daí a importância de se manter sempre atualizado e competitivo para o mercado. O segredo para quem quer se destacar é buscar especializações em sua área de atuação.

Quais os passos para trilhar uma carreira de sucesso?

Como vimos, a carreira de enfermagem conta com diversas ofertas de empregos e os campos de atividade são bastante diversificados. De acordo com a Pesquisa “Perfil de Enfermagem” no Brasil, realizada em parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a profissão está em constante ampliação no país, com forte atuação nos setores público e privado.

Embora a concorrência seja acirrada, não se desanime! Existe uma estratégia simples e bastante eficaz, que faz toda a diferença para garantir uma trajetória profissional de sucesso. Estamos falando da escolha da instituição de ensino que vai te preparar para o futuro.

Priorize cursos de qualidade

Ao buscar instituições que oferecem o curso técnico ou a graduação em Enfermagem, é importante considerar aquelas que estejam devidamente preparadas para atender e preparar os futuros profissionais, considerando a parte técnica, a científica e a humana. Além de oferecer infraestrutura, professores capacitados e custo-benefício atrativo.

Você pode fazer uma pesquisa na internet para se informar sobre as notas das instituições no Ministério da Educação (MEC), e se possuem indicadores de qualidade como selos, certificações, etc. Vale a pena ressaltar que a LS Educacional é certificada com o “Selo de Qualidade”, concedido pelo COFEN. Também possui o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, da Associação Brasileira Mantenedora de Ensino Superior (ABMES).

Seguindo as dicas deste post você certamente terá mais chances de percorrer, com tranquilidade e segurança, o caminho rumo ao seu futuro profissional de sucesso. Como vimos, é importante lembrar que um mercado concorrido requer profissionais dedicados e que se mantenham em constante atualização. Logo, as possibilidades de alcançar posições mais bem remuneradas e de prestígio aumentam conforme o seu grau de conhecimento.

Por isso, além de investir em um curso de qualidade, complementar a sua qualificação por meio de uma pós-graduação ou um treinamento específico é a garantia de ter um diferencial na carreira de enfermagem. O modelo de especialização vai depender da área em que o profissional atua, o tipo de trabalho com que se identifica mais e suas metas profissionais. Vale a pena lembrar que você vai encontrar inúmeras opções no mercado e é importante optar por instituições que te oferecem as melhores possibilidades.

Então, este post te ajudou a decidir se a profissão de enfermagem é mesmo para você? Se sim, acesse o site da LS Educacional e aproveite para conhecer todas as oportunidades oferecidas.

Powered by Rock Convert

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support