como conseguir o primeiro emprego

Como conseguir o primeiro emprego? Confira 6 dicas!

O primeiro trabalho abre muitas portas para o desenvolvimento profissional e o aprendizado, porém pode ser um desafio encontrar oportunidades quando ainda não se tem experiência. Dessa forma, algumas dicas de como conseguir o primeiro emprego podem ajudar a apresentar-se profissionalmente de maneira certeira e com boas chances de uma contratação.

É importante saber que existem empresas dispostas a oferecer vagas para quem quer ser inserido no mercado de trabalho, contudo é preciso demonstrar preparo — o que pode ser alcançado por meio de habilidades, maturidade e responsabilidade. Essas características são primordiais para conseguir um contrato.

Neste texto, apresentaremos 6 dicas para conseguir o primeiro emprego e começar a sua trajetória profissional. Confira nas próximas linhas!

1. Desenvolva competências e habilidades

O mercado de trabalho não valoriza apenas as experiências e as formações. Empregadores também esperam que os candidatos demonstrem habilidades que contribuam com a função desejada.

Nesse sentido, dominar o uso de tecnologias, falar outro idioma, ter facilidade de comunicação e apresentar boa escrita ajudam a conseguir um emprego. Da mesma maneira, as chamadas soft skills são importantes e se referem às habilidades de relacionamento interpessoal, cada vez mais desejadas pelos recrutadores. Alguns exemplos são:

  • liderança;
  • flexibilidade;
  • resiliência;
  • colaboração;
  • empatia;
  • postura ética;
  • proatividade;
  • pensamento crítico.

Logo, demonstrar essas habilidades favorece a contratação, pois indica a capacidade de lidar com as demandas da empresa. Caso tenha a oportunidade, relate, durante a seleção, como suas colaborações ajudaram a melhorar os projetos dos quais você já fez parte.

2. Invista em um curso técnico

O conhecimento técnico é um excelente caminho para se tornar um profissional reconhecido no mercado. Dessa maneira, é fundamental investir nas qualificações, o que faz com que você enriqueça seu currículo e demonstre maior preparo na hora de concorrer a uma vaga de emprego.

Os cursos técnicos são excelentes para esse objetivo, pois proporcionam uma formação mais rápida do que uma graduação tradicional, preparam para a atividade profissional e já configuram uma experiência prática a ser apresentada. Algumas pessoas conseguem trabalhos ainda durante o período do curso. A dica é escolher uma área com a qual tenha afinidade e investir em formações de qualidade.

3. Monte um bom currículo

O primeiro contato que você terá com a equipe de seleção de talentos das empresas é por meio do seu currículo, por isso ele merece atenção redobrada. O documento deve ser organizado, contar com informações completas e prezar pela correção gramatical. Para compensar a inexistência das experiências de trabalho, é preciso inserir outras informações que demonstrem o seu preparo.

Se você já tem formações que ajudam a causar boa impressão, ótimo! Se não, é importante mostrar a sua energia para o trabalho. Um campo valioso nesse caso e que é pouco explorado pelos candidatos é o de “objetivos profissionais”, em que será indicada a área de interesse. É uma maneira de deixar claro que você é uma pessoa com motivação e sabe o que deseja para o seu futuro.

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

Caso encaminhe seu currículo para empresas diferentes, é bom que ele seja personalizado para cada uma delas. Assim, dá para valorizar as informações mais relevantes para o cargo oferecido, além de permitir maior adequação ao local.

4. Prepare-se para a entrevista

Após distribuir o seu currículo com cuidado e organização, algumas entrevistas poderão surgir. Esse é um passo importante para a sonhada contratação. Ao contrário do que se imagina, é importante que haja uma preparação antes da entrevista para demonstrar segurança e profissionalismo.

O primeiro passo é pesquisar mais sobre a empresa e conhecer sua proposta, sua missão e valores e ainda as atribuições do cargo. Ciente dessas informações, pense em como você contribuirá com o local e, em contrapartida, o que a experiência daquele trabalho poderá agregar em sua vida — afinal, esses são temas abordados com frequência nessas situações.

Sua apresentação também deve se adequar às características do local. Por isso, observe o nível de formalidade, pois ele indica as roupas que devem ser usadas para a circunstância, bem como a forma de comunicação com o entrevistador. Durante o processo, mantenha a calma, peça um momento para refletir caso não saiba o que dizer e demonstre autoconfiança em sua fala.

5. Crie uma rede de contatos

Se já tem uma área de interesse, é muito recomendado que comece a conviver com profissionais do meio. Dessa maneira, você aprende mais sobre o trabalho, reavalia seus interesses e fica por dentro das principais oportunidades no setor. A rede de contatos é crucial para evoluir e também para construir uma carreira de sucesso.

Esse passo também é chamado de networking no mundo corporativo e pode fazer diferença na sua carreira. Você pode questionar diretamente os profissionais sobre como ingressaram no mercado, quais dicas eles têm a compartilhar e quais são as perspectivas da área. Isso torna a sua busca mais objetiva.

6. Fale sempre a verdade

Outra dica preciosa de como conseguir o primeiro emprego é sempre dizer a verdade durante a procura. Nesse sentido, o seu currículo, os diálogos com as pessoas e as respostas dadas nas entrevistas devem sempre ser realistas e valorizar o seu verdadeiro potencial. Apesar de parecer algo óbvio, é um passo que muitas pessoas não seguem.

Dessa maneira, prestar informações falsas faz com que você não pareça ser uma pessoa confiável e vai contra a já mencionada postura ética. Elas são fáceis de serem identificadas e não contribuem com o seu crescimento profissional.

Tenha em mente que o seu primeiro emprego pode abrir portas para oportunidades. Criar uma imagem negativa logo nessa experiência prejudica não só a primeira contratação, como também pode interferir em trabalhos futuros. Por isso, valorize e mostre suas habilidades desde que elas possam ser comprovadas.

Portanto, conhecer as dicas de como conseguir o primeiro emprego ajuda a passar uma boa impressão ao participar de seleções para vagas e aumenta as chances da contratação. É importante contar com um bom planejamento e foco na hora de buscar um trabalho para que você se destaque e alcance o seu objetivo.

Você pode melhorar suas qualificações com o auxílio da LS Educacional. Contamos com muitos cursos com boa empregabilidade e reconhecimento no mercado de trabalho. Entre em contato e saiba mais!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support