como não procrastinar nos estudos

Como não procrastinar nos estudos? Confira 6 dicas!

Já se viu acumulando matérias para ler e revisar, exercícios para fazer e trabalhos para finalizar? Saiba que não está sozinho nessa! Tanto é que muitos estudantes se questionam como não procrastinar nos estudos, pois passam por esse tipo de situação mais do que gostariam.

Alguns, inclusive, vivenciam isso diariamente na rotina, ficando sobrecarregados de afazeres, frustrados por não cumprirem prazos, sentindo que a qualidade de vida deles anda de mal a pior.

Pensando em tudo isso, resolvemos ajudá-lo a reverter esse quadro com algumas dicas que facilitam a sua organização pessoal, melhoram a sua relação com os estudos e otimizam o foco nos seus objetivos. Acompanhe e se inspire nelas!

1. Determine por quanto tempo você vai estudar

A primeira dica de como não procrastinar nos estudos em casa é determinar o tempo pelo qual você vai se dedicar a essa atividade diariamente, com o objetivo de criar uma rotina e se adaptar a ela. Para tanto, não adianta exagerar na quantidade de horas, ok?

Isso não só vai tornar esse momento algo cansativo, como vai servir como um estímulo para você ter mais preguiça para pegar nos livros e, consequentemente, começar a descumprir o seu próprio planejamento e a acumular conteúdo.

Portanto, o ideal é pensar em um intervalo de tempo que seja leve, acessível e de acordo com os seus horários livres no dia a dia — especialmente para quem já trabalha, faz estágio ou tem outros compromissos.

2. Estabeleça metas diárias de avanço

Para contribuir com a criação dessa nova rotina de estudos, você também pode estabelecer pequenas metas diárias de avanço. Por exemplo, fazer o resumo de um capítulo, resolver 10 exercícios, produzir o fichamento de um artigo, montar um mapa mental do que foi visto nas aulas durante a semana etc.

Elas vão servir como uma motivação extra quando a vontade de procrastinar aparecer, pois vão ajudá-lo a lembrar que é possível mudar e que você já está no caminho certo.

3. Tenha um ambiente adequado para os estudos

Para estudar com tranquilidade, sem interrupções e foco total, nada melhor do que ter um ambiente preparado para isso. Portanto, escolha um canto da casa no qual você possa se isolar sem dificuldade durante o tempo que determinou na nossa primeira dica.

Lembrando que ele precisa ser bem iluminado, ter uma ventilação adequada e contar com um isolamento acústico para diminuir barulhos externos. Além disso, é preciso deixar nesse espaço todos os materiais (como livros e itens de papelaria) que você usará. Assim, não é preciso parar o que está fazendo para ir até outro cômodo buscar esses objetos.

4. Tire as distrações do caminho

Se você identificou que há coisas que o distraem com facilidade (como console portátil, HQs, plantas, bicho de estimação etc.), já sabe o que fazer: tire-as de perto na hora de estudar. Isso é fundamental para que você não fique com a cabeça em outro lugar e acabe fazendo pausas constantes para mexer ou interagir com elas.

Você pode, inclusive, montar uma lista com essas distrações. Assim, antes de entrar no seu ambiente de estudos, dá para fazer uma averiguação rápida e se certificar de que o local está pronto para ser usado.

5. Utilize navegadores diferentes ao estudar e pesquisar pela internet

Quando se usa o mesmo navegador que você acessa diariamente para estudar ou pesquisar conteúdos na internet, vários detalhes nele podem contribuir para desviar a sua atenção. Levando-o, assim, a se distrair e acessar o que não deve, como sites de entretenimento, redes sociais, plataformas de vídeo e afins.

É o caso do histórico de navegação que aparece cada vez que você digita algo na barra de pesquisa, dos ícones dos sites mais visitados que aparecem sempre que uma aba nova aberta e das páginas favoritadas que ficam o tempo todo à vista na parte superior da tela.

Portanto, para evitar tudo isso, o ideal é ter, pelo menos, dois navegadores no seu computador. Dessa forma, um pode ser destinado para os seus afazeres e passatempos diários (como o Chrome ou o Mozilla), enquanto o outro fica exclusivamente para os seus estudos (como o Edge ou o Ópera).

6. Faça uso da técnica pomodoro

Se você precisa de um empurrão extra para aproveitar melhor o tempo dos estudos e conseguir focar mais na leitura, revisão e/ou resolução de tarefas, faça uso da técnica pomodoro. Ela tem como objetivo justamente melhorar a sua capacidade de concentração e, a partir disso, a sua produtividade.

Essa técnica funciona a partir de ciclos de 20 minutos de estudo intercalados com cinco minutos de recompensa — isto é, fazendo algo que você gosta e o diverte —, sendo que cada um dos grupos sempre tem a mesma duração. Abaixo, você vê como eles funcionam de forma bem didática a partir do exemplo de leitura de um livro:

  • 1º ciclo de estudo: ler capítulos um e dois;
  • 1º ciclo de recompensa: se alongar e fazer alguns exercícios físicos;
  • 2º ciclo de estudo: ler capítulos três e quatro;
  • 2º ciclo de recompensa: conferir as novidades do Instagram;
  • 3º ciclo de estudo: ler capítulos cinco e seis;
  • 3º ciclo de recompensa: fazer um lanche rápido;
  • 4º ciclo de estudo: ler capítulos sete e oito;
  • 4º ciclo de recompensa: jogar um pouco no celular;
  • 5º ciclo de estudo: ler capítulos nove e dez etc.

Ao começar cada rodada, você pode colocar um alarme com o tempo exato que ela deve durar (os 20 minutos). A partir daí, é foco total nos livros, sem qualquer interrupção. Você verá como essa técnica o ajuda a combater o ato de procrastinar, pois o ensina que é possível administrar o tempo e fazer várias coisas de maneira organizada e prática.

Viu só como não procrastinar nos estudos? Sem dúvidas, o segredo para o sucesso acadêmico não é fazer coisas mirabolantes, mas sim eliminar as distrações, se autoconhecer, saber seu ritmo de produtividade e foco, além do principal: desenvolver novos hábitos que o ajudem a encarar o ato de estudar como algo leve e proveitoso.

Portanto, se você não vê a hora de dizer adeus à procrastinação, aproveite e compartilhe este texto nas suas redes sociais. Assim, mais pessoas podem se inspirar a fazer o mesmo!

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support