conciliar trabalho e estudos

Não perca 6 dicas de ouro para conseguir conciliar trabalho e estudos

Conciliar trabalho e estudos não é um desafio fácil, mas também está longe de ser uma missão impossível. Afinal, milhares de pessoas fazem isso todos os dias, cada uma dentro da sua realidade.

Apesar das diferenças, o que mais importa é ter um bom desempenho em ambos, ou seja, tanto na vida profissional quanto acadêmica. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar nos seus resultados. Quer saber quais são elas? Confira a seguir!

1. Organize sua rotina

Todos nós temos uma quantidade de horas limitada por dia e ter muitos compromissos exige que o seu tempo seja bem organizado para dar conta de tudo.

Portanto, evite ao máximo deixar sua rotina “ao acaso” e tente criar um cronograma com as tarefas que precisam ser cumpridas diariamente, incluindo as necessidades básicas e todo tipo de compromisso que toma parte do seu tempo.

A dica é basicamente entender como são os seus horários e o que deve ser feito em cada momento para não acumular muita coisa, já que essa é uma situação que coloca em risco seu desempenho. Observar como o seu corpo e a sua mente funcionam é outro ponto que contribui para o estabelecimento de uma rotina eficaz.

Por exemplo, se você acha que é mais produtivo estudar aos finais de semana, não deixe de se programar com antecedência para isso ao invés de começar a segunda-feira atribulado. Se percebe que fica muito cansado para ler à noite e acaba adormecendo, a solução é acordar mais cedo para fazer isso.

Na realidade, não existe uma única fórmula para o sucesso e o segredo é entender como tornar sua rotina mais eficiente com pequenos ajustes.

2. Defina suas prioridades

Na hora de organizar sua rotina, você provavelmente vai perceber que não dá para fazer tudo o que precisa e/ou deseja. O cotidiano de quem tem que conciliar trabalho e estudos é corrido, sendo necessário estabelecer quais são as suas prioridades.

Para isso, é preciso aprender a dizer não para algumas coisas. Deixar o que não é essencial de lado garante tranquilidade para lidar com as tarefas que merecem sua atenção nesse período.

Isso vai ser um sacríficio em determinadas ocasiões, mas o foco deve estar nos seus maiores objetivos. Busque toda sua motivação e faça sua parte para colher os frutos depois. Cumpra primeiro tudo aquilo que é prioritário e use o tempo livre como quiser!

3. Aproveite todos os intervalos

Outro segredo das pessoas produtivas é usar bem o tempo — e, com isso, não estamos falando apenas de ter uma programação bem estruturada, mas enxergar oportunidades que passam despercebidas por muitos.

Por exemplo, alguns intervalos na rotina podem ser aproveitados, o que vai permitir que você tenha uma noite de sono mais longa ou até que consiga ter minutos a mais de lazer.

Se conseguir resolver pendências no horário de almoço do trabalho ou estudar um pouco enquanto fica no trânsito, acaba cumprindo sua lista de tarefas antes do previsto! Já pensou nisso? Uma das vantagens de ter uma agenda organizada é conseguir aproveitar todos os espaços para encaixar seus compromissos.

4. Cuide da saúde

É difícil ter um bom rendimento sem estar se sentido disposto, concorda? Saúde e bem-estar são dois aspectos importantíssimos para quem enfrenta uma vida atarefada, que demanda muita energia e concentração.

Quem não se alimenta com qualidade e descansa o suficiente pode ter problemas de memória, dificuldade de atenção, mau-humor e, claro, baixa produtividade. Nosso corpo é capaz de produzir muito bem somente quando cuidamos dele, pelo menos pensando a longo prazo.

Então, se você já percebeu que não está conseguir conciliar suas atividades, a solução talvez esteja em incluir sua saúde como uma das prioridades na rotina. Ao contrário do que muitos pensam, isso não é tempo perdido.

É claro que em algumas fases é mais difícil equilibrar tudo ao mesmo tempo e as coisas fogem um pouco do controle. Estudantes em semana de prova sabem disso, já que o sono da madrugada muitas vezes fica comprometido pelo reforço nos estudos.

Mesmo assim, é fundamental tentar manter uma vida saudável, equilibrada e tranquila na maior parte do tempo. Cuide da sua alimentação, faça exercícios físicos com regularidade e não ignore a sua necessidade de descanso. Organização, disciplina e autocuidado serão seus grandes aliados nesse objetivo!

5. Encontre tempo para você

No tópico anterior falamos da saúde física, mas vale lembrar que seu bem-estar emocional também precisa estar em dia para ter um bom desempenho em todas as áreas da sua vida.

A verdade é que muitas pessoas acabam esquecendo delas mesmas no meio de tanta coisa para fazer. Trabalho, estudo, preocupações, família, dinheiro, futuro etc. Apesar de ser muito comum que isso aconteça, é importante encontrar tempo para você ser feliz.

O que cada um vai fazer com esse tempo depende muito. Há quem goste de acompanhar séries ou assistir filmes, enquanto outros preferem fazer esportes, viajar ou encontrar com os amigos. Enfim, por mais que o tempo livre para fazer tudo isso seja pouco, escolha como cuidar da sua saúde mental no dia a dia.

6. Fique longe da procrastinação

A vontade de procrastinar é grande, principalmente quando bate o cansaço. Combinar tantas tarefas não é impossível, só que não dá para negar que será exaustivo em certos momentos. Por isso, um dos maiores desafios é vencer as tentações para não perder o foco.

Nossa dica para seguir firme no seu propósito é ficar longe das distrações. Por exemplo, se você fica tentado a olhar as notificações do seu celular enquanto usa um aplicativo de estudo, é melhor deixá-las desativadas e ativar o modo silencioso. Nos intervalos ao longo do dia, dê uma olhada nas mensagens e resolva o que for prioritário.

Da mesma forma, se identificar que ouvir música, ficar em um ambiente bagunçado ou ter outras pessoas conversando ao seu redor acaba atrapalhando sua concentração, faça o possível para se livrar de tudo isso — ainda mais se tiver o costume de estudar em casa.

Aos poucos, você vai perceber que conciliar trabalho e estudos é algo que envolve muito autoconhecimento. Quando mais você se conhece e sabe o que ajuda ou prejudica seu rendimento, mais fácil será aumentar a produtividade e transformar seus resultados.

Curtiu as nossas dicas? Então, aproveite para compartilhar todas elas com seus amigos! Poste este conteúdo nas suas redes sociais e ajude todo mundo a vencer esse desafio.

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support