controladoria e finanças

[Infográfico] MBA em controladoria e finanças: por que fazer o curso?

Quando se fala da saúde financeira das organizações é praticamente impossível não considerar a área de controladoria e finanças. Isso porque, por meio do trabalho executado por esse departamento, os negócios podem ser melhor gerenciados. De forma genérica, o papel da controladoria é coordenar as questões financeiras e simplificar o acesso aos dados contábeis das empresas. Logo, a área tem extrema relevância por servir de suporte aos gestores em suas tomadas de decisão.

No mundo dos negócios, os líderes buscam, constantemente, equilibrar a performance e a evolução das organizações. Nesse contexto, quando um setor de controladoria e finanças é implementado, é possível estabelecer alguns processos próprios da área, como: criar e divulgar as metas, criar e controlar a meritocracia e, por fim, apurar e apresentar o resultado mensal, consolidando os principais indicadores da empresa.

Neste conteúdo, falaremos sobre a relevância da área de controladoria no ambiente corporativo, apresentando as vantagens de investir em um MBA para impulsionar a carreira. Continue a leitura e confira a seguir!

A importância da área de controladoria e finanças

Inicialmente é importante observar que o controle é considerado, por muitas lideranças, a chave do sucesso das empresas. Diante disso, a área de controladoria e finanças tem um papel de extremo destaque no ambiente organizacional. Isso porque, quando uma empresa tem seus objetivos bem definidos para alcançar um determinado resultado, o controle gerencial colabora, justamente, para que esses objetivos sejam atingidos.

Em linhas gerais, a controladoria é a área organizacional que assessora todas as demais áreas da organização. O trabalho do setor de controladoria e finanças envolve desde processos mais básicos de uma empresa, como a determinação de custo e o controle financeiro, até processos mais complexos como a utilização eficiente dos recursos e a criação de valor econômico. Tudo vai depender do porte da empresa e do contexto em que ela está inserida.

Os processos mais relevantes da controladoria para as organizações

Em termos de estrutura organizacional, a controladoria pode desenvolver diferentes processos. Conforme abordamos no parágrafo anterior, o nível de complexidade vai depender das necessidades específicas de cada organização. Melhor dizendo, à medida que a empresa cresce e evolui, as suas necessidades de monitoramento também evoluem. Dessa forma, o controle pode ser aplicado, observando a conjuntura de cada entidade.

É possível perceber que existe uma estatística alta de empresas que encerram suas atividades antes de cinco anos de atuação e um dos motivos é a falta de controle. Logo, o setor de controladoria é um componente básico para qualquer empresa. Dessa forma, o papel do controller, profissional responsável pela área de controladoria e finanças, é trabalhar com os dados e números da organização e transformá-los em informação de valor.

Destacamos as principais funções de uma área de controladoria e finanças. Veja a seguir:

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert
  • planejamento: de curto e médio prazo, de acordo com os objetivos da empresa;
  • controle: monitora todas as atividades que, de alguma maneira, podem impactar o desempenho da organização;
  • informação: interpreta os resultados financeiros para munir as lideranças de dados úteis para a gestão;
  • contabilidade: gerencia o sistema contábil da organização, conforme as regras e a legislação vigente.

O cenário do mercado de trabalho

Como vimos, o profissional de controladoria — o controller — pode atuar em organizações, fazendo o planejamento e o controle em diferentes níveis: operacional, tático e estratégico. Desse modo, independentemente do tamanho e da atividade da empresa, a atuação da controladoria é fundamental. Portanto, trata-se de uma área que está em alta no mercado, seja nos grandes centros ou no interior, e os profissionais são bastante requisitados.

Contudo, com a competitividade do mercado atual, uma bagagem de conhecimento bem estruturada é elementar, pois torna o especialista em controladoria um profissional ainda mais reconhecido. Dessa forma, o curso de MBA em controladoria e finanças vai munir o aluno de ferramentas para uma boa governança nas empresas. A pessoa, ao concluir a especialização, pode ocupar diferentes cargos no mercado de trabalho. Veja alguns:

  • auditor;
  • controller;
  • gestor financeiro;
  • supervisor financeiro;
  • gerente financeiro;
  • gestor de custos;
  • consultor financeiro.

Existem, também, oportunidades em vários órgãos de controle no País, por meio de concursos públicos. A seguir, você pode conferir algumas funções. Observe:

  • auditor federal;
  • auditor de finanças e controle;
  • auditor de controle externo;
  • auditor de controle interno.

As vantagens de fazer um MBA na área de controladoria

Pesquisas indicam que a atuação do controller — que é trabalhar com uma grande quantidade de dados e saber interpretar soluções — tem lugar de destaque no mercado. Raciocínio analítico, capacidade de resolver problemas complexos e saber trabalhar sob pressão são algumas das características valorizadas no profissional. Obviamente, os profissionais que buscam manter o conhecimento atualizado apresentam um diferencial importante.

Diante de um cenário em constante mudança, podemos entender que o mercado precisa de profissionais que se interessem em aprender constantemente e tenham uma excelente bagagem acadêmica. Logo, a pessoa que deseja mudar de área, desenvolver novas habilidades ou aprimorar o conhecimento já adquirido encontra no curso de MBA uma alternativa eficaz para consolidar a profissão ou fazer uma transição de carreira.

Portanto, podemos perceber a importância da área de controladoria e finanças para as organizações, principalmente para melhorar a governança corporativa e crescer de maneira sustentável, gerando valor e alcançando os resultados planejados. O MBA é uma excelente ferramenta para tornar o profissional mais preparado para os desafios inerentes à profissão. Para tanto, a escolha de um curso que atenda tanto às necessidades do mercado quanto a expectativas do aluno torna-se questão indispensável.

O MBA executivo: controladoria e finanças da LS Educacional é destinado para profissionais das áreas de crédito, finanças, contabilidade, auditoria, mercado de capitais e fundos e investimentos, além de recém-formados. A especialização conta com abordagem ampla, a partir de conceitos da área de finanças, compreendendo aspectos importantes como o apoio para a tomada de decisão, o uso de ferramentas de análise contábil, financeira e de controladoria, os indicadores financeiros, a avaliação de riscos, entre outros.

Este artigo ajudou a despertar o seu interesse? Entre em contato com a LS Educacional para entender mais sobre o curso e saber se esta é a melhor escolha para você.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support