curso de administração

Como saber se o curso de Administração é o certo para mim?

Escolher a profissão é um passo super importante na trajetória de qualquer pessoa. Afinal, uma decisão que impacta profundamente a nossa vida, precisa ser tomada com firmeza e assertividade. Se você tem dúvidas quanto ao curso de administração, lembre-se de que, independentemente do curso, o primeiro passo é buscar o maior número possível de informações para ter uma escolha consciente.

Antes de tudo, é importante saber que é bem natural ter dúvidas. E a melhor atitude a ser tomada é pesquisar bastante todas as profissões que, porventura, possam ser do seu interesse. Outra estratégia que pode ajudar bastante é conversar com profissionais experientes que atuem em áreas que você possa estar considerando.

Neste post, vamos falar tudo sobre o curso de administração. Continue a leitura e conheça as principais informações que vão ajudar você a saber se essa é a carreira certa.

Motivos para fazer o curso de administração

Quando uma pessoa traça suas metas profissionais, certamente, ela lista objetivos como conquistar um bom emprego, ter um salário atrativo, adquirir novas competências, entre outros ganhos. O curso de administração apresenta a vantagem de ser uma formação multidisciplinar. Dessa maneira, o profissional encontra um campo fértil de possibilidades.

Essa particularidade pode ser o seu diferencial. Uma vez que, entre milhares de pessoas que se preparam para exercer um ofício específico, o administrador se destaca por estar preparado para executar múltiplas funções. Muitas empresas veem como uma vantagem ter em seu quadro de funcionários profissionais com perfil generalista.

Particularidades da graduação

Administração é um dos cursos com maior oferta no país e também que mais gera empregos. O conhecimento adquirido permite ao futuro profissional se capacitar para ser capaz de tomar decisões, controlar operações e gerir empresas. Contar com alguém na equipe que domine essas competências tem sido uma prioridade para muitas organizações.

Grade curricular do curso

O curso de administração dura quatro anos e, basicamente, prepara o aluno para desenvolver diferentes atividades em organizações públicas e privadas. A partir de variados conceitos, técnicas e ferramentas organizacionais, o profissional pode gerenciar ou integrar áreas como finanças, marketing, logística, gestão de pessoas, entre outras.

Com disciplinas das áreas de humanas e exatas, o aluno tem contato com um conteúdo diversificado que vai prepará-lo para um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Nos anos iniciais, são estudadas noções de antropologia, contabilidade, direito, estatística, filosofia e matemática. Além de política, psicologia, sociologia, entre outras.

Ao longo da formação, o estudante aprenderá conteúdos como gestão de finanças, gestão de pessoas, orçamento, controladoria, planejamento estratégico, sistemas de informação, administração pública, governança corporativa, responsabilidade social, terceiro setor, etc. Empreendedorismo, ética e sustentabilidade também são matérias estudadas.

Perfil do aluno de administração

Para se dar bem no curso de administração e consequentemente na carreira, o aluno precisa, em princípio, ter um perfil flexível. Isso porque a habilidade de saber se adaptar a diferentes ambientes e tipos de pessoas é fundamental. Você poderá desenvolver essa e outras competências nas disciplinas relacionadas a área de humanas.

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

Por outro lado, um pouco de domínio em matemática é necessário porque, além de auxiliar no desenvolvimento do raciocínio analítico, vai ajudar você em disciplinas como finanças, por exemplo. Uma questão importante é que, ao contrário do que muitos pensam, o curso de administração prepara profissionais para lidar tanto com questões financeiras quanto gerenciais.

Basicamente, é preciso considerar o caráter multidisciplinar do curso de administração e o perfil generalista necessário ao administrador. Ou seja, o profissional precisa unir um conjunto de competências para dar conta do recado e se dar bem na área em que for atuar. Pode parecer difícil, mas é bem simples. Basta saber equilibrar conhecimentos adquiridos como raciocínio lógico, planejamento e liderança a habilidades como flexibilidade, criatividade e espírito empreendedor.

Mercado de trabalho para o administrador

As possibilidades de atuação para um administrador são bastante numerosas e a variedade de vagas no mercado é muito ampla. O profissional de administração não exerce, necessariamente, a função de gestor de uma empresa. Ele pode atuar praticamente em todos os departamentos de uma organização, seja ela pública, privada ou sem fins lucrativos.

Como já dissemos, o curso de administração oferece ao profissional conhecimento e ferramentas a fim de desenvolver a habilidade de trabalhar em vários departamentos dentro das empresas. Encontramos administradores nas áreas de recursos humanos, marketing, logística e finanças, entre muitas outras. Dessa maneira, a versatilidade dos profissionais aumenta consequentemente a empregabilidade da profissão.

Oportunidades da carreira de administração

Por isso, na prática, o administrador pode atuar na gestão de empresas, em bancos e instituições financeiras, no mercado de capitais e riscos, em organizações públicas e em organizações não-governamentais. Outro viés atrativo são as carreiras de consultoria e empreendedor autônomo.

Vantagens ao investir em formação

É importante lembrar que, em um mercado onde há ampla oferta de vagas há, por consequência, muita competitividade. Se você busca uma carreira promissora, com ofertas atrativas e desafiadoras, que permitam galgar posições que lhe tragam satisfação pessoal e financeira, considere, antes de tudo, investir em formação de qualidade.

O ponto de partida para uma trajetória profissional brilhante é sempre o estudo. Por isso, você precisa contar com uma instituição de ensino séria, que oferece um ensino de qualidade e que prepare o estudante para os desafios do mercado de trabalho. O curso de administração da LS Educacional oferece o diferencial de que você precisa para se destacar.

Por fim, podemos concluir que o curso de administração apresenta inúmeros pontos positivos. Em momentos de crise, o profissional ganha importância para obter melhores rendimentos, administrar custos e aumentar a produtividade. Em momentos de alta, as oportunidades consequentemente aumentam.

Além disso, vale ressaltar que encontramos na carreira de administração pessoas com as mais variadas características. Entretanto, se sobressai aquele profissional que sabe unir suas habilidades e competências com a experiência adquirida e que investe em conhecimento. As oportunidades são muitas e a concorrência é grande. Se destaca quem investe em formação de qualidade.

Se você está considerando cursar administração, que tal ir mais a fundo em suas pesquisas para fazer a melhor escolha? Acesse o site da LS Educacional e veja como.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support