curso de direito

Curso de Direito: conheça as possibilidades de atuação!

O curso de Direito é uma ótima opção para quem pretende crescer profissionalmente, afinal, existem inúmeros cargos que podem ser ocupados e ótimas oportunidades no mercado. Apesar de ser uma área que atrai muitas pessoas, as possibilidades de carreira também são abundantes, o que faz com que a concorrência seja mais diluída.

A graduação dura, em média, 5 anos e o aluno que conclui recebe o título de bacharel em Direito. É importante ressaltar que se trata de uma formação que envolve muitos assuntos complexos e leituras densas, então, a dedicação é importante para se destacar.

Quer conhecer mais sobre o mercado de trabalho e as oportunidades para quem se forma no curso de Direito? Continue a leitura e confira!

Como é o mercado de trabalho para o curso de Direito?

O mercado de trabalho do Direito é bastante amplo e estável. O crescimento das áreas de atuação e das oportunidades fizeram com que a procura pelo curso aumentasse e, por consequência, a oferta nas faculdades. As opções de trabalho incluem a carreira acadêmica, além do setor público e do privado.

Os profissionais podem atuar de forma generalista ou também investir em especialização. Um atrativo importante são os cargos públicos com muitas opções para quem tem essa formação, que garantem ótimas remunerações. Assim, se a sua intenção é prestar concursos e seguir a carreira pública, certamente o curso de Direito está entre as alternativas mais promissoras.

Onde o profissional do direito pode atuar?

Como vimos, existem diferentes campos de atuação para a pessoa que se forma em direito. Conheça algumas alternativas que estão em alta e que podem proporcionar um bom desenvolvimento profissional.

Promotoria

O promotor de justiça atua no Ministério Público e exerce uma função essencial para os interesses coletivos. Dessa forma, trabalha com o atendimento da sociedade para auxiliar na manutenção dos seus direitos. Similarmente, pode defender o Estado quando houver alguma ação contra ele. Além disso, atua em processos criminais na acusação do réu. O salário é um dos mais altos do ramo, o que é um atrativo para o cargo.

Defensoria Pública

O defensor público é o profissional que assume a função de advogado das pessoas físicas que não tem condições financeiras de arcarem com os custos dos honorários. É um cargo com estabilidade, como se trata do setor público, e valorização crescente. A remuneração varia conforme a região, mas os salários costumam ser um ponto forte.

Delegacia de Polícia

O curso de Direito é a formação necessária para se tornar delegado no Brasil. O profissional pode ser servidor federal ou estadual. Sua principal responsabilidade é realizar a investigação criminal, a partir de liderança em investigações, inquéritos e emissão de documentos.

Magistratura

A magistratura é uma das carreiras mais sonhadas pelas pessoas que se formam em Direito, pois é composta por Ministros dos Tribunais Superiores, Desembargadores e Juízes dos Tribunais locais. É uma área bastante concorrida pela excelente remuneração e o prestígio das funções. Assim, exige muita experiência de atuação no meio jurídico, prova de títulos e uma base teórica consistente.

Carreira Acadêmica

A carreira acadêmica também é uma opção para pessoas que pretendem trabalhar com pesquisas e dar aulas ao nível superior. Para isso, existe uma longa trajetória, que geralmente consiste em: graduação, mestrado e doutorado. É possível ingressar em cargos públicos ou em universidades privadas.

Direito Digital

A internet é um espaço amplo, em que acontecem muitos crimes. Dessa forma, surgiu a área de Direito Digital, que trata do impacto jurídico dos avanços tecnológicos. Percebemos a criação de novas leis que buscam maior segurança na internet e ter profissionais especialistas nesse tema é fundamental. Assim, é uma carreira pouco explorada e com alto potencial de crescimento.

Direito Civil

O Direito Civil é o campo mais abrangente, que envolve os direitos do cidadão. É a área de advogados que atendem particularmente as pessoas que precisam de representação. Para isso, é preciso ter registro ativo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O profissional pode trabalhar em escritório próprio ou ter o emprego em agências e empresas.

Direito Penal

O Direito Penal é o setor dos advogados criminalistas, que optam por trabalhar com crimes e contravenções. Ele pode representar pessoas físicas ou jurídicas, na acusação ou na defesa. Como se trata de um campo muito abrangente, é possível se especializar em alguma subárea.

Direito Trabalhista

Como o nome indica, o Direito Trabalhista está relacionado aos direitos e deveres de empregados e empregadores. É uma área com muitas oportunidades e possibilidades de atuação. Nesse sentido, ela chama menos a atenção dos jovens advogados recém-formados, enquanto a demanda por profissionais vem crescendo por conta das mudanças nas regras trabalhistas.

É mais vantajoso ser especialista ou generalista?

O curso de Direito abre muitas portas para o trabalho e existem inúmeras oportunidades no mercado. No entanto, é essencial oferecer um bom serviço para se destacar e construir uma carreira de sucesso. Dessa maneira, surge uma dúvida comum: é mais vantajoso ser um especialista ou atuar no máximo de áreas possíveis?

Um ponto positivo para as pessoas que atuam de forma generalista é o maior leque que ela pode atender e conquistar experiências diversas para ajudar mais os clientes. Por outro lado, se tornar um especialista em determinado ramo do Direito é uma maneira de se tornar uma autoridade e referência no assunto.

Com isso, os salários de especialistas também tendem a ser mais elevados. Nesse sentido, é importante avaliar quais são os interesses profissionais. Tenha em mente que esse é um campo muito promissor, mas em que também existe uma competição acirrada. Portanto, quanto melhores forem as suas qualificações, mas exitosa será a sua carreira.

Dessa forma, o curso de Direito é uma alternativa para quem pretende construir uma carreira sólida e bem-sucedida. Para se tornar um excelente profissional, um aspecto importante é contar com a melhor formação. Isso se inicia no momento da escolha da faculdade onde estudará.

Se a sua intenção é estudar em uma faculdade com alta performance de ensino, metodologias consistentes e rígida qualidade em Direito, conte com a LS Educacional. Entre em contato e conheça mais sobre os nossos diferenciais.

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support