curso de educação física

Curso de Educação Física: o que você mais precisa saber sobre ele

Antes de decidir fazer um curso de Educação Física, tudo o que você deve fazer é tentar conhecer a formação para ter certeza da sua escolha. Afinal, essa é uma área interessante e que atrai muitas pessoas, mas será que combina mesmo com você?

Para facilitar essa tarefa, reunimos aqui informações essenciais sobre o campo que não podem passar despercebidas por quem está prestes a escolher essa profissão e iniciar a faculdade.

Acompanhe todos os tópicos a seguir para ficar por dentro!

Como é formada a grade curricular

Uma das maiores curiosidades dos futuros estudantes é saber quais são as matérias da graduação, o que é natural considerando que cada um vai ter que lidar com esses assuntos por pelo menos 4 anos — que é o tempo médio de duração do curso.

A grade curricular de Educação Física é basicamente composta por disciplinas que envolvem o estudo do corpo. Algumas delas são:

  • anatomia humana;
  • fisiologia humana;
  • antropologia;
  • atividades rítmicas;
  • fisiologia do exercício;
  • dança;
  • recreação e lazer;
  • nutrição aplicada à educação física;
  • psicologia;
  • atividades esportivas;
  • atletismo;
  • treinamento desportivo.

Além de ter que cumprir todas as horas previstas, é comum que as instituições de ensino exijam a entrega de um Trabalho de Conclusão de Curso e a realização do estágio supervisionado. Essas duas atividades complementares são fundamentais para a aplicação dos conhecimentos e aquisição de experiência prática.

Diferenças entre bacharelado e licenciatura

Nem todas as áreas oferecem essa possibilidade, mas na Educação Física você pode escolher entre o curso de bacharelado e licenciatura. O que isso significa? O estudante que opta pelo diploma de licenciado visa seguir a carreira acadêmica, já que essa é uma formação voltada para o lado educacional.

Ou seja, para ser um professor de Educação Física em qualquer escola, é preciso comprovar sua preparação para assumir tal posição. Isso influencia na estrutura curricular do curso, incluindo matérias relacionadas com metodologias de ensino e aprendizagem.

Já os bacharéis têm um mercado um pouco maior a ser explorado, embora não possam atuar como docentes. Esse é o caso, por exemplo, dos treinadores individuais (personal trainers) e profissionais que trabalham com a reabilitação física.

A vantagem de uma ou outra formação depende muito do que cada pessoa deseja para sua vida profissional. Não dá para dizer que o bacharelado é um curso melhor, principalmente se o aluno gosta da ideia de dar aulas. O importante é reconhecer suas vontades e apostar em um diploma reconhecido.

Possibilidades de atuação

Já falamos do foco de cada graduação, mas vale ressaltar que um dos pontos mais interessantes da Educação Física é oferecer diferentes possibilidades para o profissional. Inclusive, muitas pessoas acabam complementando os estudos para ter os dois tipos de capacitação e ampliar ainda mais suas oportunidades.

É comum associar os educadores físicos com os professores ou instrutores de academias, só que eles estão em diversos lugares. Existem empresas que contratam serviços de ginástica laboral e recuperação física para seus funcionários, assim como clubes esportivos precisam de preparadores em suas equipes.

Outro setor que demanda muitos profissionais da área é o turismo. Clubes, hotéis, parques e pousadas são alguns exemplos de estabelecimentos que contam com o serviço de recreação e/ou prática esportiva.

Perfil do profissional

Por mais que você goste de uma profissão, é normal ficar cheio de dúvidas antes de finalmente decidir sobre o seu futuro. Uma das questões que passam pela cabeça da maioria dos estudantes é se a sua personalidade combina mesmo com a área de interesse, até porque os traços pessoais e habilidades comportamentais são muito relevantes.

Então, nada melhor do que conhecer o perfil profissional do educador físico. É claro que algumas características variam e nem todas as pessoas que trabalham com Educação Física são iguais.

Porém, alguns detalhes fazem a diferença de acordo com as atividades desempenhadas nesse tipo de carreira. Acompanhe os atributos que destacamos a seguir.

Carisma

Algumas profissões envolvem muito o relacionamento interpessoal, como nesse caso. O carisma é um diferencial para quem deseja se destacar nesse meio, afinal o profissional carismático geralmente consegue resolver as situações com sabedoria, empatia e paciência.

Boa comunicação

Comunicar-se com outras pessoas faz parte do dia a dia de todos que trabalham com Educação Física, seja dando aulas ou não. Saber se expressar com clareza e ser capaz de entender o outro são requisitos essenciais para que a comunicação possa fluir da melhor maneira possível.

Disposição

Um educador físico desanimado dificilmente é capaz de motivar as pessoas ao seu redor. Logo, a disposição deve ser uma característica marcante da sua personalidade, estimulando todos os outros a manterem uma rotina saudável e ativa.

Dedicação

Novos estudos sobre o corpo humano são lançados a todo momento, da mesma forma que o contato com cada pessoa pode exigir um conhecimento específico. Por exemplo, nem todos os alunos de uma academia estão em busca dos mesmos objetivos.

Portanto, o conhecimento e a dedicação com a área precisam ser constantes, até porque estamos falando de uma grande responsabilidade — que é trabalhar com a saúde das pessoas.

Rotina do educador físico

Para fechar as curiosidades, vamos falar de outro ponto positivo de escolher a Educação Física. Em geral, a rotina dos profissionais é muito dinâmica e permite o contato próximo com várias pessoas.

Ainda que isso não seja considerado um benefício por todos, não deixa de ser um atrativo para grande parte das pessoas, não é verdade? Especialmente para as mais extrovertidas e que não gostam de ficar paradas.

Manter o corpo em movimento é uma das preocupações dos educadores físicos e isso reflete no cotidiano de trabalho. Além disso, uma das coisas mais bonitas da profissão é contribuir com a qualidade de vida e com a saúde das pessoas.

Enfim, agora você já conhece melhor o curso de Educação Física e pode aproveitar para pensar sobre fazer essa escolha para sua vida, construindo uma carreira bem-sucedida na área!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Dê o primeiro passo e comece sua graduação aqui na LS Educacional! Conheça nosso curso e não perca mais tempo.

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support