curso de extensão

Quais as vantagens que um curso de extensão proporciona para a carreira?

Todo profissional, em alguma fase da sua carreira, passa por um momento de desconforto relacionado à profissão, ao mercado de trabalho ou à prática do dia a dia. Muitas vezes acontece aquela insatisfação que não sabemos muito bem qual é a causa. E aí surgem as dúvidas. Mudar de profissão? Qualificar-se mais? Buscar novos conhecimentos? Uma excelente estratégia para dar aquela injeção de ânimo que você pode estar precisando é um curso de extensão.

Esse tipo de curso pode ser denominado como uma atividade acadêmica, porém não faz parte da grade curricular da graduação. É, basicamente, uma formação complementar. Quem busca essa modalidade de formação tem o objetivo de ampliar o aprendizado de algum conteúdo ou aprofundar o conhecimento em uma determinada área de atuação. Ou seja, enriquecer o seu aprendizado de forma a aplicá-lo no mercado de trabalho.

Este post é para você que tem interesse, mas ainda não sabe muito bem o que é e para que serve um curso de extensão. Vamos lá?

Por que fazer um curso de extensão?

É bastante comum os estudantes, após concluírem a graduação, buscarem complementar o conhecimento adquirido. Muitas vezes, um curso de extensão pode ser o que faltava para a carreira deslanchar. Isso ocorre porque muitas empresas veem com bons olhos aqueles profissionais que buscam investir em cursos para aprimorarem seus conhecimentos. Logo, essa modalidade de qualificação pode significar um diferencial no currículo e, consequentemente, novas oportunidades na profissão.

Os cursos de extensão proporcionam aos alunos a oportunidade de aprofundarem os conhecimentos já adquiridos no curso regular. Esse tipo de curso tem uma característica muito própria, pois tem a função de habilitar o profissional rapidamente e de forma prática. Isso possibilita que o aluno aprenda uma disciplina específica para se inserir no mercado ou até conquistar aquela vaga tão sonhada ou aquela promoção.

Vantagens

Diante do que foi explicitado até aqui, podemos perceber que as vantagens de se fazer um curso de extensão são altamente evidentes. Além de ser uma formação focada em uma determinada área de conhecimento, um curso dessa natureza oferece uma visão prática que permite ao profissional atuar de forma plena no mercado de trabalho. Listamos mais algumas vantagens. Veja:

  • são cursos de curta duração: o aluno pode encontrar cursos de 16 horas, 32 horas ou até 60 horas, dependendo da área de conhecimento;
  • são uma excelente maneira de enriquecer o currículo: a atualização profissional demonstra uma atitude de busca de desenvolvimento constante;
  • tornam os profissionais mais reconhecidos: cursos de extensão são muito valorizados pelo mercado de trabalho;
  • apresentam ótimo custo-benefício: justamente por serem mais curtos, costumam ser mais econômicos;
  • são uma ótima forma de atualização: o mercado está sempre em transformação e as profissões também, o que demanda profissionais sempre atualizados;
  • são uma maneira de promover a reciclagem profissional: em um mundo em constante mudança, o aluno tem a chance de se atualizar e se aprimorar profissionalmente;
  • são uma ótima alternativa para fazer networking: o aluno tem a oportunidade de conhecer diferentes profissionais, trocar experiências e até conquistar novas oportunidades para a carreira.

Quem pode fazer?

Sabemos que o curso de extensão é destinado para quem deseja se aprimorar, se desenvolver profissionalmente ou aprofundar os conhecimentos em uma determinada área, certo? Em um mercado altamente competitivo, quem pretende se destacar precisa ter uma visão estratégica para saber o que é preciso para que isso aconteça.

Nesse contexto, um curso de extensão pode ser, justamente, aquele diferencial para se conquistar os objetivos profissionais. Eles são direcionados para aquelas pessoas que querem se inserir no mercado, empresários, empreendedores ou aqueles profissionais que desejam se reciclar. Independentemente do objetivo, vale ressaltar que eles são perfeitos para sanar alguma lacuna de conhecimento e melhorar o desempenho profissional.

Curso de extensão livre

Para entendermos melhor quem pode ou não fazer um curso de extensão, é importante identificar uma diferença simples porém muito importante. Os cursos de categoria livre oferecem algum tipo de conhecimento em que não há obrigatoriedade de carga horária mínima, avaliação ou validação da metodologia. Basicamente, podem ser oferecidos por diferentes tipos de entidade e não há nenhuma exigência específica para quem deseja participar.

Curso de extensão universitária

Os cursos de extensão universitária, por sua vez, podem ser oferecidos somente por instituições de ensino superior e devem ser reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Eles oferecem certificado com carga horária e são procurados por muitos profissionais que já finalizaram a graduação ou que estão cursando a faculdade. Entretanto, qualquer pessoa pode participar, mesmo que não tenha vínculo com a faculdade. O diploma de nível superior também não é uma exigência.

Quais as modalidades de curso?

É possível encontrar cursos de extensão na modalidade presencial e também no ensino a distância (EAD). Como já sabemos, esses tipos de cursos têm uma característica bastante específica de serem de curta duração. Portanto, ao optar pelo EAD, você pode minimizar custos, além de economizar tempo com o deslocamento, por exemplo. O mais importante: escolha o custo que vai ajudar você a atingir seus objetivos profissionais e que atenda às suas necessidades do momento.

O curso de extensão é uma forma rápida e bastante prática de se alcançar o aprimoramento em uma determinada área profissional e o reconhecimento no mercado de trabalho. Se esses são alguns dos seus objetivos, está na hora de considerar incluir um curso dessa natureza em seu currículo. Mas antes de escolher, lembre-se de ter atenção a alguns aspectos importantes como a modalidade de ensino, a área do conhecimento, a carga horária e o reconhecimento da instituição que está oferecendo o curso.

Essa modalidade de curso pode ser uma ótima maneira de guiar sua carreira. Você adquire mais experiência e instrução, fortalece seu networking e abre o leque de opções para outras áreas de conhecimento. Ou seja, é uma excelente oportunidade de se aperfeiçoar, com praticidade e de uma maneira bem próxima da sua realidade profissional.

Agora que você tem todas essas informações, que tal aproveitar para dar um passo importante na sua vida profissional? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support