curso de nutrição

O que você precisa saber sobre o curso de nutrição e suas oportunidades

A ideia de levar uma vida mais saudável e com bem-estar parece ter conquistado de vez o Brasil e só tende a crescer. Como demonstração disso, 80% da população brasileira declara buscar se alimentar melhor. Nesse contexto, o curso de Nutrição desponta como uma tendência da área de saúde para suprir a demanda dessa realidade.

Desse modo, muito além de prescrever dietas, nutricionistas em todo o país cumprem um papel importante para a saúde geral da população. Isso ocorre, pois, as pessoas passaram a compreender que uma alimentação nutritiva e equilibrada é o primeiro passo para se viver bem.

Por isso, neste post apresentamos tudo o que você precisa saber sobre o curso de Nutrição para que tire suas dúvidas e tenha mais tranquilidade na hora de decidir qual curso de ensino superior fazer. Confira!

Como é o curso de Nutrição?

Sabemos que decidir o que cursar em uma faculdade nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, trata-se de uma decisão que, muitas vezes, definirá com o que você trabalhará por toda a vida. Por essa razão, se você cogita escolher o curso de Nutrição ou está buscando possibilidades, conheça as principais informações.

Perfil profissional

Trabalhar com nutrição é, antes de tudo, cuidar das pessoas. Desse modo, espera-se que quem deseja atuar na área preocupe-se com o bem-estar do outro e auxilie o seu público sem fazer julgamentos.

Desse modo, ter equilíbrio emocional, empatia e habilidade de motivar são capacidades essenciais para nutricionistas. Além disso, ter uma boa comunicação é algo desejável, uma vez que lidar com clientes e pacientes exige saber ouvir e aconselhar.

Contudo, é importante ressaltar que uma graduação de qualidade estimula o desenvolvimento das habilidades necessárias para a atuação profissional. Por isso, mesmo que você tenha algum ponto fraco, saiba que poderá desenvolvê-lo ao longo da faculdade.

Além dessas habilidades, é importante que futuros estudantes de nutrição tenham interesse pelo estudo do funcionamento do corpo humano e composição dos alimentos. Por isso, se você sempre achou fascinante o universo da biologia, pode ter certeza de que está no caminho certo.

Duração do curso

Como um curso de bacharelado, Nutrição tem uma duração média de 4 anos. Contudo, como em qualquer outra área, após a graduação, é possível continuar os estudos fazendo cursos livres, especialização, mestrado, doutorado, residência, entre outros.

Assim, os 4 anos podem se tornar um pouco mais longos para profissionais que visam melhores postos de trabalho, atuar em áreas específicas ou em postos que exigem maior grau de qualificação.

Currículo do curso

Nutrição é um curso multidisciplinar, por isso é formado por disciplinas das três grandes áreas: biológicas, humanas e exatas. Por essa razão, estudantes adquirem conhecimentos em aulas teóricas e práticas ligados à área médica, ciências dos alimentos, ciências sociais e outras.

Para que você tenha uma ideia do que se estuda ao longo do curso, conheça algumas das principais disciplinas:

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert
  • anatomia humana;
  • fundamentos da nutrição;
  • citologia, histologia e embriologia;
  • bioquímica;
  • nutrição e metabolismo;
  • fisiologia humana;
  • genética;
  • microbiologia e parasitologia;
  • patologia e imunologia;
  • farmacologia;
  • avaliação nutricional;
  • nutrição estética;
  • fisiopatologia e dietoterapia;
  • saúde, sociedade e ambiente;
  • planejamento de cardápios;
  • nutrição funcional.

Enfim, são diversas as disciplinas estudadas, além de estágios supervisionados e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Tudo isso para que profissionais com essa graduação tenham o devido preparo para atuar em diversos contextos e ambientes de trabalho.

Como é o mercado de trabalho para nutricionistas?

Se você ainda pensa que o trabalho de nutricionistas se resume a elaborar dietas, saiba que está cometendo um grande equívoco. Em suma, profissionais da área podem exercer funções em qualquer ambiente de trabalhado em que exista alguma preocupação com a alimentação.

Como dissemos, o pensamento da população sobre uma vida mais saudável tem mudado, o que leva a uma busca por conhecimento e quebra de paradigmas nos costumes alimentares. Assim, a busca por profissionais que auxiliem nesse movimento tem crescido exponencialmente.

Entretanto, essa busca não se limita a indivíduos, pelo contrário, cada vez mais organizações da indústria de alimentos buscam talentos na área da nutrição. Para se ter uma ideia, o mercado de alimentos ligados à saúde cresce 12,5% ao ano em nosso país. Isso demonstra um vasto campo a ser explorado por esses profissionais.

Desse modo, muito além de abrir uma clínica para atender pacientes que buscam melhorar os hábitos de consumo de alimentos, nutricionistas possuem um campo abrangente de atuação com diversas oportunidades. Sendo assim, conheça alguns locais onde profissionais com graduação em Nutrição podem trabalhar:

  • hospitais;
  • clínicas;
  • instituições de ensino;
  • equipes de saúde do SUS;
  • restaurantes;
  • hotéis e pousadas;
  • casas de repouso;
  • indústrias alimentícias;
  • indústrias farmacêuticas;
  • spas;
  • academias e outros.

Além dos locais citados, nutricionistas ainda tem a possibilidade de trabalhar na área de pesquisa ou em atividades autônomas. Desse modo, podem atuar com consultoria a empresas, com coachinge, ainda, com marketing, produzindo conteúdos sobre nutrição, saúde e bem-estar.

Quanto é a remuneração para nutricionistas?

Segundo o site Salarios.com.br, a média salarial para nutricionistas é de R$ 2.904,74 no setor privado e de R$ 3.085,22 no público. Contudo, é evidente que a remuneração varia de acordo com diversos fatores como cidade, local de trabalho, grau de formação, experiência etc.

Por esse motivo, profissionais que buscam continuar estudando para desenvolver suas competências técnicas e teóricas tendem a conquistar melhores salários. Além disso, nutricionistas que têm atenção às tendências e aos nichos da área podem encontrar oportunidades muito atraentes.

Onde cursar Nutrição?

A oferta de cursos de Nutrição é ampla em todo o território brasileiro. Entretanto, para garantir uma formação de qualidade e ter reconhecimento no mercado é indispensável estudar em uma instituição bem-conceituada.

Por isso, você pode contar com a LS Educacional, uma respeitada instituição de ensino que está comprometida com a formação de profissionais competentes e com capacidade para atuar em diversas áreas.

O curso de Nutrição da LS Educacional oferece uma formação ampla com um corpo docente qualificado e com experiência, além de contar com uma matriz curricular atual que supre todas as demandas da profissão.

Portanto, agora que você já conhece os detalhes da formação de nutricionistas, sabe o quanto essa área está cheia de oportunidades e cumpre uma função essencial na saúde humana. Por isso, conheça o curso de Nutrição da LS Educacional e comece a planejar o seu futuro agora mesmo.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support