curso técnico

Afinal, por que fazer um curso técnico? Descubra!

Para ingressar no mercado de trabalho, se recolocar profissionalmente ou impulsionar a carreira, é importante investir na qualificação. Existem diferentes maneiras de enriquecer o seu currículo e uma delas é por meio de um curso técnico.

Essa modalidade de formação se destaca por ser mais acessível financeiramente, ter a duração mais curta e desenvolver as habilidades práticas para exercer a função. Os cursos técnicos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e valorizados na busca por um emprego.

Quer entender melhor quais vantagens um curso técnico pode proporcionar para a sua carreira e para o crescimento pessoal? Continue a leitura e confira!

Duração mais curta

Uma das características desse tipo de curso que chama a atenção é a sua menor duração, o que permite ingresso mais rápido no mercado de trabalho ou agilidade para mudar de área. Os cursos duram em média entre um ano e meio e dois anos. Caso o profissional deseje, pode complementar seus conhecimentos e habilidades com especializações ou partir para a graduação.

A redução do tempo de estudos se deve ao fato de uma qualificação técnica ter foco em habilidades e experiências práticas, o que elimina parte do referencial mais teórico que envolve a área. Existem três modalidades acadêmicas para o curso técnico. São elas:

  • integrado — é quando o curso técnico acontece ao mesmo tempo que o ensino médio e na mesma instituição. Uma das desvantagens é que pode prejudicar o currículo básico;
  • concomitante — o curso técnico é realizado simultaneamente ao ensino médio, porém, em instituições diferentes;
  • subsequente — é a modalidade mais procurada, quando o curso é feito após a conclusão do ensino médio, em qualquer fase da vida.

Cursos mais acessíveis

Além de ser mais rápido, esse curso também tem a vantagem de ser mais acessível. Os custos da formação tendem a ser mais baixos em comparação com a graduação tradicional e o ingresso é mais fácil, quase sempre sem a necessidade de processos seletivos exigentes ou a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dessa forma, é um benefício importante para quem está fora do mercado de trabalho ou que precisa elevar a renda. Uma formação mais eficiente, com boas chances de empregabilidade e baixo custo pode ser a oportunidade para impulsionar a vida profissional e conquistar novas demandas de trabalho.

Maiores chances de conseguir emprego

Como mencionamos, existe um impacto na vida profissional quando se adquire a formação técnica. Isso porque, ao ter um currículo bem direcionado você se torna uma pessoa mais qualificada para exercer aquela função e pode suprir alguma carência do mercado.

Ao contrário do que algumas pessoas podem imaginar, os cursos técnicos — desde que sejam feitos em instituições sérias e com reconhecimento do MEC — são muito valorizados no mercado. A busca por esses profissionais só cresce em nosso país, o que abre muitas oportunidades para quem quer se desenvolver profissionalmente.

É interessante avaliar quais são as áreas em alta no mercado e observar a possibilidade de retorno que terá com o seu curso. Alguns exemplos de áreas com boas oportunidades são: enfermagem, nutrição e dietética, radiologia e análises clínicas.

Valorização do currículo e do salário

Para conseguir se destacar, é importante contar com uma universidade que seja referência por seu ensino moderno e alinhado com as demandas do século 21. Dessa maneira, você aprende mais sobre o meio corporativo, as habilidades necessárias para o futuro e como construir uma carreira de sucesso.

Nesse contexto, terá um currículo mais impactante, demonstrará a sua proatividade e preocupação com a formação durante os recrutamentos. Com isso, elevará as suas chances de conquistar salários melhores. É uma ótima escolha para pessoas determinadas, que procuram um lugar de destaque no mundo do trabalho.

Descoberta da área

O curso técnico também é uma boa alternativa para quem tem afinidade com determinada área e gostaria de conhecer um pouco mais sobre a prática antes de realizar a graduação. Dessa maneira, é possível ter um contato aprofundado com o trabalho a ser realizado e avaliar se realmente é a melhor escolha.

Nesse caso, já será possível futuramente iniciar a faculdade trabalhando na área e com boa experiência no setor. Com isso, você se tornará uma autoridade no assunto, terá mais facilidade nos estudos e poderá construir uma boa rede de contatos.

Complementação do ensino superior

O curso técnico pode ser feito antes da faculdade, mas, também é uma boa alternativa para quem já tem uma graduação e quer complementar as qualificações. Nesse sentido, não há uma competição entre as duas modalidades, elas podem ser realizadas como estratégia para tornar o currículo ainda mais poderoso no mercado.

Combinados, os cursos podem melhorar a atuação profissional, acrescentar novas técnicas e conhecimentos que só têm a beneficiar a formação. Além disso, é uma escolha para quem concluiu o curso superior há muito tempo e procura uma alternativa para atualizar os conhecimentos. É uma maneira de mostrar aos recrutadores das empresas a preocupação com a formação sólida e a atuação de excelência.

Eliminação dos estágios e trainees

Os programas de estágios e trainees são fundamentais para colocar em prática o que foi aprendido no curso e adquirir as experiências profissionais essenciais para exercer a função. No entanto, precisar passar por essas etapas após a conclusão de uma graduação, que já é bem longa, pode ser um pouco desanimador.

A vantagem do técnico é que o foco na prática já conta com essas experiências durante a sua formação e você conclui o curso pronto para atuar na área e receber uma remuneração justa. Em muitos casos, ainda durante os estudos, é possível conseguir trabalho na área.

Em suma, o curso técnico é uma excelente alternativa para quem procura maior valorização no mercado de trabalho, pois ele garante uma formação especializada, aprendizagem na prática e grandes chances de conseguir emprego na área em pouco tempo. Para encontrar o curso técnico ideal para você, é necessário contar com uma boa instituição de ensino, que seja moderna e confiável.

O curso que você procura está na LS Educacional. Apostamos em metodologias inovadoras, recursos tecnológicos e comprometimento com o seu futuro. Entre em contato e saiba mais.

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support