cursos técnicos

Cursos técnicos: veja se ainda vale a pena e como escolher um ideal

Os cursos técnicos são voltados para a formação prática e capacitam os alunos para ingressarem no mercado de trabalho. Eles são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), mas não são considerados cursos superiores. Por isso, podem ser feitos ainda durante o ensino médio.

Ainda assim, é possível ter uma formação de qualidade, que ofereça os conhecimentos necessários para se tornar um excelente profissional e construir uma carreira de sucesso. Quando o curso é feito em uma boa instituição, ele traz conteúdos atualizados, que atendem as necessidades do mercado.

Dessa forma, para avaliar se os cursos técnicos valem a pena e qual a melhor opção para o seu caso, é importante conhecer um pouco mais sobre as suas características. Isso permite observar as vantagens e as desvantagens que estão envolvidas na decisão.

Quer saber mais sobre esse assunto e encontrar a melhor alternativa para o que você deseja? Continue a leitura para conferir!

O que o curso técnico oferece ao aluno?

Antes de decidir se o curso técnico é a melhor alternativa para o seu caso, é importante entender o que ele pode oferecer aos alunos. Trata-se de uma modalidade com duração entre 18 e 24 meses, que necessita apenas da comprovação do ensino fundamental para que seja realizada. Eles são divididos em três categorias:

  • integrado — a formação profissional é oferecida em associação ao ensino médio, na mesma matrícula;
  • concomitante — nível médio e técnico são feitos ao mesmo tempo, porém em momentos distintos;
  • subsequente — quando a pessoa procura a formação técnica após a conclusão do ensino médio.

Independentemente da forma escolhida para os estudos, os diplomas serão os mesmos. São cursos muito práticos e têm o objetivo de formarem profissionais para atuarem em áreas específicas do mercado.

Quais são as vantagens do curso técnico?

Um curso técnico geralmente é bem objetivo, para que você tenha um aprendizado completo em pouco tempo. Veja quais são as principais vantagens desse tipo de formação.

Formação mais rápida

O principal ponto positivo da formação técnica é o menor tempo gasto, em comparação ao curso superior. Isso acontece porque o foco é mais na parte prática e menos em teoria, o que elimina também os estágios.

Como o curso é voltado para a atuação, isso acontece já nas aulas, assim, é possível assumir um cargo pleno ao concluir os estudos.

Boas oportunidades de trabalho

O mercado está cada vez mais aberto aos profissionais de nível técnico. Dessa forma, são ótimas alternativas para quem precisa de ingresso ou recolocação. Os salários tendem a ser maiores que os de um profissional de nível médio e também é mais fácil encontrar emprego.

É muito frequente que alunos de cursos técnicos já consigam trabalhar na área enquanto ainda estão estudando, o que é ótimo para quem precisa de trabalho.

Mensalidade mais barata

O valor do curso é um critério importante na hora da escolha, afinal, são mensalidades quase sempre altas. No caso dos cursos técnicos, o investimento tende a ser menor, o que o torna uma opção mais acessível.

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

Ele também pode ser uma maneira de conhecer mais sobre a área que se tem interesse. Caso o profissional deseje, pode fazer um curso superior posteriormente, o que será mais fácil por já ter mais conhecimento naquele segmento.

Quais são as desvantagens do curso técnico?

Ainda que tenha diversas vantagens, existem alguns pontos negativos relacionados à formação técnica que também precisam ser considerados. Veja exemplos.

Menos opções de cursos

Dependendo da região, pode ser difícil encontrar opções de cursos desse nível. Nem todas as áreas de atuação podem ter a sua grade reduzida para que a formação seja feita com curta duração. A dica é que antes de fazer a escolha, você verifique se existem alternativas de fácil acesso.

Desvalorização em algumas áreas

O aprendizado técnico é mais específico e prepara os profissionais para a atuação em setores operacionais. Por isso, nem todos os cargos podem ser ocupados por pessoas que tenham esse tipo de formação. Além disso, não permite concorrer a vagas que exijam nível superior, o que pode acontecer em alguns concursos públicos, por exemplo.

Prejuízos para o ensino médio

Essa desvantagem é mais específica para a modalidade integrada. Como ensino médio e técnico são feitos juntos, é possível que os estudantes percam um pouco do conteúdo que deveria ser aprendido nessa etapa da educação básica. É importante ter atenção para as matérias, se for feita essa opção.

Como escolher o melhor curso?

O que determina a qualidade da formação é a dedicação do aluno, além da seriedade da instituição e dos professores. Conheça alguns critérios a serem observados antes de definir o melhor curso.

Verifique o curso

Antes de se matricular, é fundamental observar a certificação daquele ensino. O MEC reconhece 226 formações no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, portanto, verifique se aquele que você deseja faz parte da lista.

Conheça a instituição

A instituição faz toda a diferença no ensino oferecido. Assim, é importante saber se ela conta com a infraestrutura necessária para ensinar, um bom corpo docente, reconhecimento no mercado, boas avaliações e cursos certificados.

Busque informações sobre a área

Também é preciso reunir informações a respeito da área que você tem mais afinidade. Por isso, conhecer pessoas que já trabalham no segmento, observar as empresas e as vagas relacionadas e saber mais daquele mercado de trabalho são critérios importantes antes da decisão.

Verifique se o curso é acessível para você

Observar a flexibilidade de horários, o valor e a localidade também é necessário. Isso garante que o curso escolhido seja acessível e que possa ser concluído. Considere o período que precisará se dedicar a ele e veja como pode se organizar para isso.

Como vimos, os cursos técnicos podem ser bastante positivos, desde que a escolha seja feita de maneira consciente e cuidadosa. Nesse sentido, observar as suas expectativas e o que esse tipo de formação pode oferecer é fundamental.

Para conseguir uma boa qualificação profissional, você pode contar com a LS Escola Técnica, que oferece educação profissional e técnica com qualidade, competência e preços acessíveis. Conheça nossos cursos.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support