fazer plano de carreira

6 dicas para fazer um plano de carreira incrível

Fazer um plano de carreira é uma boa estratégia para impulsionar os resultados no mercado de trabalho. Além do recurso que empresas adotam para o crescimento dos seus profissionais, esse instrumento também pode ser feito por pessoas que desejam definir os rumos da própria trajetória.

Isso porque, ajuda a delimitar os objetivos e a traçar caminhos para torná-los realidade. Dessa forma, é uma ferramenta eficaz para quem deseja ir além do lugar-comum e conquistar uma carreira de sucesso.

Para que essa jornada tenha êxito, é fundamental que o planejamento seja realizado de maneira consistente. Assim, ele ajudará você a sair de onde está, para que caminhe em direção às suas metas. Nesse sentido, alguns cuidados são importantes e ajudam a alcançar melhores resultados.

Pensando nisso, preparamos 6 dicas para elaborar o seu plano de carreira de forma efetiva e aumentar as chances de realizar os seus sonhos profissionais. Confira, a seguir.

1. Analise suas características e afinidades

Primeiramente, é preciso entender a sua personalidade e as suas afinidades para traçar a carreira que mais trará satisfação pessoal. O autoconhecimento ajuda a entender o que você realmente deseja e alinha com as possibilidades que o mercado oferece.

Essa dica merece atenção especial, pois durante a sua trajetória profissional haverão impasses, independentemente da área escolhida. Dessa maneira, ter convicção dos seus propósitos ajuda a não perder o foco do seu plano, mesmo quando as coisas não saírem conforme o esperado.

Apesar disso, o planejamento não é algo estático. Ao longo das suas experiências e aprendizados, é possível mudar de ideia e reorganizar as prioridades. O importante é fazer as escolhas de maneira consciente. Para isso, você pode contar com a ajuda de testes vocacionais e orientação específica.

2. Reconheça a sua situação atual

Após compreender quais são suas aspirações profissionais, é preciso analisar a sua situação atual. Observe as insatisfações e os recursos disponíveis para as conquistas planejadas. É fundamental conhecer bem o seu presente para fazer as projeções.

Uma boa maneira de visualizar melhor esse cenário é anotar em um papel em detalhes como está a sua vida. Nele, descreva os seus estudos, o trabalho, as habilidades, os pontos fortes e fracos, além de outras informações que considerar relevantes.

3. Trace metas

Com as duas primeiras dicas, é provável que surjam algumas ideias a respeito do futuro. Esse exercício de autoconhecimento é importante para fazer o plano de carreira de forma objetiva e consistente. Nesse momento, você poderá definir metas que estejam alicerçadas na sua realidade.

Para isso, é possível ter diferentes metas. A recomendação é que se defina a prioridade — que geralmente é um objetivo para o longo prazo — e metas de médio e curto prazos que ajudarão colocar a prioridade em prática.

Por exemplo, se o seu objetivo é se tornar uma pessoa respeitada no ramo do Direito, essa é a sua prioridade. As outras metas são elementos que ajudarão a se aproximar desse ideal, como: fazer a graduação na área, passar no vestibular, participar de eventos etc.

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

Além delas, é interessante ter pequenos objetivos que contribuem para o seu sonho, mas que não têm uma relação direta. Para isso, ler livros, participar de palestras, fazer cursos de curta duração são ideias que ajudam a aprender mais.

4. Identifique as competências necessárias para alcançar as metas

Ao traçar as metas do seu plano de carreira, você perceberá que precisará desenvolver habilidades para se tornar uma pessoa cada vez mais preparada para alcançar a sua prioridade. Nesse sentido, é fundamental saber o que o mercado espera da área pretendida e como você pode adquirir essas competências.

Assim, aproveite todas as oportunidades de aprender mais e de desenvolver novas habilidades que contribuem direta ou indiretamente com o que você espera para a sua carreira.

Com o exercício de autoconhecimento sugerido nas primeiras dicas, você terá um diagnóstico dos seus pontos fortes e fracos e saberá o que precisa melhorar. É importante ter em mente que as qualidades essenciais para se destacar no mercado podem ser desenvolvidas.

5. Tenha um plano de ação

Esse é o momento de “colocar a mão na massa” e trabalhar duro para conquistar os seus sonhos. Ao elaborar um plano de ação, você, efetivamente, definirá quais são as possibilidades práticas para realizar os objetivos. A recomendação para ele ser bem-sucedido é que as ações sejam realistas, mas, que ainda assim, façam com que saia da zona de conforto.

Nesse contexto, é essencial ter muita determinação e saber identificar as boas oportunidades que surgirem. A autoavaliação constante ajuda a perceber se os caminhos escolhidos são mesmo os melhores e a saber quando é o momento de redefinir os planejamentos.

Suas qualificações são determinantes para se tornar uma referência e viabilizar o desenvolvimento profissional. Portanto, elas precisam ter um espaço de destaque no plano de carreira. Da mesma forma, as experiências na área ajudarão a conhecer melhor o ramo e a se tornar uma autoridade no assunto.

6. Defina prazos em seu plano de carreira

Para que o seu plano de carreira seja mais efetivo, é importante que você determine prazos para cumprir as suas metas. Por esse motivo, é fundamental fazer as divisões dos objetivos maiores e menores, como mencionamos.

No entanto, essa determinação precisa ser ainda mais específica. Assim, delimite quanto tempo — em dias, meses ou anos — levará para cumprir aquele ideal. Novamente, é primordial que isso seja realista.

Se, por exemplo, para fazer a faculdade desejada você precisa esperar o prazo do processo seletivo e considerar os anos de curso, não há como contar com um período menor que esse. Também é importante lidar com os impasses de forma resiliente e saber se reorganizar.

Em suma, fazer um plano de carreira bem estruturado é essencial para crescer profissionalmente, pois ele ajuda a manter o foco nos seus sonhos. Dessa maneira, organizar os seus objetivos é o primeiro passo para fazer com que eles se tornem realidade.

Conhece outras pessoas que também precisam de dicas para elaborarem o plano de carreira? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude outras pessoas.

Powered by Rock Convert

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support