filmes sobre enfermagem

6 séries e filmes sobre enfermagem para anotar na sua lista

Quem deseja seguir carreira como enfermeiro vira e mexe pesquisa séries e filmes sobre enfermagem, não é verdade? Essa é uma forma leve e divertida de conhecer melhor a realidade que os profissionais da área vivenciam no dia a dia.

Pensando nisso, trouxemos 6 indicações de produções que não só retratam como é o trabalho de um enfermeiro, mas também os segmentos de atuação desse profissional, os locais de trabalho, os desafios que ele enfrenta com os pacientes, a relação com os outros profissionais de saúde e muito mais. Anote as nossas dicas e prepare a pipoca!

1. Fale Como Ela

O primeiro da nossa lista de filmes sobre enfermagem é o longa Fale Com Ela. A história dele gira em torno de Benigno, um enfermeiro hospitalar que, com seus colegas, tem a missão de assumir os cuidados de uma paciente recém-internada.

O que ele não esperava é que ela seria justamente a bailarina que ele tanto admirava. A partir daí, acompanhamos como é a jornada de trabalho dentro de um hospital, como funcionam os centros de terapia intensiva e como se desenvolve a interação entre profissionais da saúde e familiares dos pacientes.

Para completar, vemos como a equipe de enfermagem é fundamental para garantir o bem-estar e a recuperação de todas as pessoas, em especial aquelas que estão em coma.

Disponível no Telecineplay.

2. Virgin River

Saindo do universo dos filmes para o das séries, temos Virgin River que acompanha a vida da enfermeira Melinda após ela se mudar para o lugar que dá nome à produção. Um dos grandes desafios que ela enfrenta na cidade, que é um pequeno e pacato povoado, é ter que se adaptar ao trabalho na única clínica disponível para atendimento das famílias locais.

Essa é uma produção interessante porque mostra o contraste das atividades exercidas por enfermeiros em regiões mais remotas, em que o atendimento de pacientes não envolve tantas situações de urgência e emergência, mas exige exames e tratamentos de rotina.

Além disso, o seriado aborda a importância da realização profissional, de você se encontrar na carreira que escolheu seguir e como isso pode impactar positivamente a vida dos outros.

Disponível na Netflix.

3. Como Eu Era Antes de Você

Em Como Eu Era Antes de Você, temos a oportunidade de ver a atuação do enfermeiro fora dos ambientes hospitalares e ambulatoriais. Isso acontece porque Will, o protagonista do enredo, é tetraplégico.

Por conta dessa condição, ele precisa de acompanhamento contínuo para seguir à risca o tratamento médico que faz e as atividades que quer realizar ao longo dia, seja em casa, seja na rua. Para isso, Nathan, que é enfermeiro, assume a assistência domiciliar e orienta a cuidadora dele para as demais tarefas.

O longa apresenta bem o segmento home care, que tem crescido na área da saúde. Existem muitos pacientes com limitações de movimento, que estão imobilizados por conta de problemas físicos e/ou moram distantes dos hospitais onde podem receber os cuidados necessários.

Disponível no Telecineplay.

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

4. Tempos de Guerra

Outra série da nossa lista é a Tempos de Guerra. Ela se passa na década de 1920 e traz como pano de fundo a Guerra do Rife, um evento real que aconteceu no continente africano e foi liderado pela Espanha.

Nesse período, muitos enfermeiros foram convocados a prestarem serviço nos hospitais de campanha. Locais repletos de limitações de infraestrutura, visados para ataques inimigos e que eram responsáveis por atender 24 horas por dia soldados feridos e acidentados, que precisavam desde cuidados ambulatoriais até cuidados pré e pós-operatório.

Esse é um drama muito marcante e que revela não só como é árduo o trabalho dos profissionais de saúde que atuam em ambientes de conflito armado, mas também como a enfermagem assume o protagonismo nesse cenário de vida e morte.

Disponível na Netflix.

5. Para Sempre Alice

Mais uma indicação entre os filmes sobre enfermagem é Para Sempre Alice. Essa é uma história bastante comovente, que mostra como a vida de uma mulher é capaz de mudar completamente após ela descobrir que tem Alzheimer

Basta recordar que essa é uma doença ainda sem cura e que tem como principal característica o fato de ser neurodegenerativa, afetando diretamente a memória da pessoa. Diante dessa nova perspectiva, a protagonista acaba contando não só com o apoio familiar, mas também com um forte suporte multidisciplinar de saúde.

A multidisciplinaridade engloba diversos profissionais (como médico, enfermeiro e psicólogo), que atuam em conjunto para facilitar a adaptação do paciente a uma nova realidade, especialmente quando as probabilidades de dependência aumentam à medida que a enfermidade avança.

Disponível no HBO GO.

6. Chame a Parteira

Para encerrar, não podia faltar Chame a Parteira. Cativante, essa série apresenta um segmento da enfermagem que nem sempre é muito abordado nas produções audiovisuais: a obstetrícia. Para isso, ela traz uma história sobre mulheres que exerciam a profissão de obstetriz (ou parteira, como é mais comumente chamada) na década de 1950 na Inglaterra.

Ao longo dos episódios, vemos a rotina de acompanhamento da saúde das gestantes, os procedimentos realizados no momento do parto e, inclusive, os cuidados iniciais com os recém-nascidos. Além disso, a trama mostra duas coisas muito interessantes. A primeira, é o funcionamento de uma maternidade e as atividades realizadas nela.

A segunda são os desafios que muitas enfermeiras enfrentam ao atuarem no sistema público de saúde, principalmente quando o local de trabalho delas fica em comunidades afastadas dos grandes centros urbanos — locais em que nem sempre há infraestrutura adequada para o devido atendimento à população.

Disponível no Prime Video.

Sem dúvidas, há uma boa variedade de séries e filmes sobre enfermagem, não é mesmo? Vale a pena acompanhar essa produções, pois elas podem tirar suas dúvidas sobre a área, mostrar as principais práticas na rotina de trabalho de quem escolhe essa carreira e até mesmo inspirar você a seguir um segmento específico de atuação da enfermagem.

Curtiu a lista de indicações? Compartilhe-a nas redes sociais! Dessa forma, seus amigos também podem conferir as sugestões e se motivar a cursar Enfermagem!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support