investir em pós-graduação

Afinal, vale a pena investir em uma pós-graduação?

Se você não quiser ficar para trás no mercado de trabalho, é essencial investir em pós-graduação. Como a maioria dos profissionais qualificados já possui ensino superior, é preciso ir além para brilhar na carreira e para ser notado pelas grandes empresas. Assim, os cursos de pós cumprem esse papel.

Neste artigo, você vai conferir as cinco vantagens de cursar uma pós-graduação (com explicações detalhadas) e quais são os tipos de curso existentes nessa modalidade. Prossiga com a leitura para descobrir.

Vantagens de investir em pós-graduação

1) Tornar-se um especialista na área de atuação

Uma graduação oferece somente uma formação básica no curso escolhido e um estágio permite um contato bastante superficial com o mundo profissional. Por outro lado, a pós-graduação possibilita que você aprofunde os seus conhecimentos e se torne um especialista em sua área. Isso significa ter informações e habilidades mais objetivas, úteis e específicas, o que trará destaque para a sua carreira.

2) Conquistar melhores oportunidades no mercado de trabalho

Um curso de pós-graduação proporciona que você se posicione melhor no mercado de trabalho, seja para aumentar o seu salário, para ser promovido ou até para mudar de profissão. Um título desse nível indica a capacidade de assumir tarefas mais importantes e mais complexas dentro de uma empresa, o que trará acesso a cargos bem-remunerados. Segundo uma pesquisa recente da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostras de Dados), os profissionais com pós-graduação ganham de 150% a 255% a mais que os trabalhadores que só têm diploma de ensino superior.

3) Multiplicar o networking

Investir em pós-graduação é uma excelente oportunidade para reforçar a sua rede de contatos. Você conhecerá outros profissionais com interesses e com aspirações semelhantes às suas, o que apresentará inúmeras oportunidades ao longo de sua carreira. Networking é uma das habilidades mais importantes da vida profissional e os seus relacionamentos interpessoais podem ser a porta de entrada para o emprego dos seus sonhos.

4) Ter contato com novos conhecimentos

Nunca devemos parar de estudar. Os conhecimentos se renovam nas diferentes áreas da ciência todos os dias. Logo, no curso de pós-graduação, você estudará novas matérias e novos conhecimentos que estão em voga na sua área, o que promoverá uma atualização da sua formação. Essa “bagagem” o tornará um profissional mais útil e bem informado para a empresa, o que certamente trará benefícios para a sua trajetória profissional.

Além disso, ter acesso às descobertas recentes na sua área expandirá o seu horizonte de pensamento e esclarecerá as suas incertezas. Assim, se você estiver pensando em mudar de profissão, não será obrigatoriamente necessário cursar uma nova graduação, pois o curso de pós-graduação cumprirá esse papel.

5) Fortalecer o currículo

Certamente, uma pós-graduação é um enorme plus em seu currículo e chama a atenção dos recrutadores no mercado de trabalho, o que aumenta as suas chances de empregabilidade. De fato, ela é inclusive um pré-requisito para a maioria dos cargos de chefia nas organizações do setor público e do setor privado. Ser pós-graduado aponta que você é esforçado, persistente, diferenciado e atualizado. Assim, ela indica as suas qualidades e o seu potencial como um profissional apto a desempenhar um excelente papel em uma posição de destaque.

Quais são os tipos de pós-graduação no Brasil?

Agora que você já conferiu as 5 vantagens de investir em pós-graduação, é importante saber qual formato cursar. Existem dois tipos dessa formação no país: stricto sensu e lato sensu. Veja a seguir uma explicação detalhada dessas modalidades.

Stricto Sensu

A modalidade stricto sensu engloba as pós-graduações tradicionais e acadêmicas. Ela é bastante recomendada para quem deseja seguir a carreira de professor universitário ou pesquisador. Descubra adiante quais são os principais formatos desse curso.

Mestrado

Com duração média de 2 a 3 anos, o mestrado exige a redação de uma dissertação acerca de um tema específico, na qual você deverá abordar todos os aspectos científicos relacionados a ele. No final dessa etapa, é obrigatório defender o seu trabalho em uma sessão pública na universidade, diante de uma banca especializada para adquirir o título de mestre.

Além disso, é necessário cursar um número determinado de créditos de disciplinas na pós-graduação, variável de acordo com cada instituição. Outras atividades típicas do mestrado são a redação de artigos acadêmicos e a participação em congressos.

Doutorado

O doutorado é reservado para quem já concluiu o mestrado, pois ele é a sua continuação avançada. Aqui você terá de redigir uma obra mais extensa, de tamanho próximo ao de um livro, na qual se estimula a expansão de algum campo do conhecimento por meio de uma abordagem inédita e original.

Esse formato tem duração média de 4 a 6 anos e também tem a defesa do trabalho como pré-requisito para o título de doutor. A escrita de artigos, participação em disciplinas e presença em eventos acadêmicos são previstas, assim como no mestrado. Por outro lado, uma diferença é que em muitas universidades requer que o doutorando passe por um estágio de docência, no qual ele deverá ministrar disciplinas na graduação.

Mestrado profissional/executivo

Embora essa modalidade pertença à categoria stricto sensu, ela tem um direcionamento voltado ao mundo profissional em grau mais alto que o mestrado ou o doutorado. Desse modo, o objetivo é estabelecer uma conexão direta entre a academia e o mercado, a fim de que o indivíduo aplique os conhecimentos dessa titulação em seu próprio ofício. O mestrado profissional conta com as mesmas atividades e tempo de duração do mestrado acadêmico.

Lato Sensu

A modalidade lato sensu compreende cursos de pós-graduação relativamente curtos, mais práticos e voltados para o mercado de trabalho. Ela é uma excelente pedida para quem deseja investir em pós-graduação e se qualificar profissionalmente, mas não tem tempo suficiente para reservar anos de sua vida para esse fim. Confira agora os seus modelos mais famosos.

Aperfeiçoamento

Com carga horária mínima de 180 horas, esse formato simplificado tem o objetivo de aprofundar algum conhecimento bem específico da sua área de atuação. Ele não exige uma monografia ao término do curso.

Especialização

A especialização é mais densa que o aperfeiçoamento e tem carga horária mínima de 360 horas, tanto para o modelo presencial quanto para o modelo a distância. Essa modalidade é ótima para quem quer expandir os seus conhecimentos e ter um currículo de destaque. Nesse modelo, um trabalho final é exigido para se obter a titulação de especialista. Uma especialização em enfermagem, por exemplo, pode capacitar um profissional a atender de maneira mais eficaz pacientes internados em UTI em estado crítico.

MBA

Outra importante pós-graduação lato sensu é o MBA (Master of Business Administration), que é direcionada para os segmentos de administração, marketing e economia. Com carga horária mínima de 360 horas, ela é voltada para pessoas com um bom nível de experiência no mercado e que desejam se capacitar e assumir cargos de chefia. Um MBA em Controladoria e Finanças, por exemplo, oferece oportunidades para o profissional aprimorar as suas habilidades na tomada de decisão e planejamento estratégico.

Você pôde perceber neste artigo que vale muito a pena investir em pós-graduação para alavancar a sua carreira, tanto para quem deseja progredir em seu trabalho quanto para quem pensa em mudar de profissão. Existe uma boa variedade de cursos nesse nível que se encaixará perfeitamente com as suas necessidades e condições de vida. Com esforço e dedicação, é possível se qualificar profissionalmente e conseguir o emprego almejado que transformará positivamente a sua vida.

Sabia que é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo, com alto desempenho? Confira neste artigo como conciliar essas duas atividades.

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support