mudar de carreira

Pensando em mudar de carreira? Veja 5 dicas para ter sucesso na transição!

Você tem medo de mudar de carreira? Saiba que hoje em dia a relação das pessoas com a carreira é bem diferente do que era no passado. Muitos profissionais fazem a transição por sentirem-se insatisfeitos ou porque simplesmente se cansaram de fazer a mesma coisa por anos. A verdade é que querer dar adeus à velha rotina de trabalho é mais comum do que se imagina.  

E sabe de uma coisa? Nunca é tarde para seguir o coração e ir em busca de novos caminhos, sobretudo se você não está feliz no trabalho. Por isso, preparamos um conteúdo especial para ajudar você a fazer essa transição com segurança e tranquilidade. Ao final, você saberá se esse é o momento certo para trilhar novos caminhos. Boa leitura!

Descubra se é hora de mudar de carreira

Mudar de carreira não é uma tarefa tão simples, então, é sempre bom ter certeza de que essa vontade não é uma questão pontual, como insatisfação salarial ou um atrito com colegas. Aspectos como esses podem ser resolvidos com uma conversa com a gerência, por exemplo, e não estão relacionados a uma área de formação.

Para ajudar você a ter certeza, listamos, a seguir, alguns sinais que indicam que é o momento de mudar de carreira. Acompanhe agora!

Desmotivação

Acordar cansado vez ou outra e sentir preguiça de ir trabalhar é normal, mas se isso está acontecendo com você todos os dias é sinal de que talvez seja hora de mudar de carreira. Em alguns casos, quando a desmotivação aparece, ela não afeta só o nosso desempenho no trabalho, mas também nossa vida pessoal.

Estresse

O ambiente corporativo é formado por uma série de situações estressantes, não é mesmo? Porém, o estresse passa a ser um problema quando você se irrita por qualquer motivo, sente insatisfação e acha que o trabalha se assemelha a uma prisão.

Procrastinação

A procrastinação é um forte sinal de que é hora de mudar de carreira. Quem está insatisfeito com sua rotina posterga frequentemente atividades e obrigações para o dia seguinte. Ou seja, você pode até estar produzindo, mas está fazendo isso de forma errada, porque espera o último segundo para realmente agir.

Baixa produtividade

Por fim, a baixa produtividade também indica que é o momento de tomar novos rumos. O profissional que trabalha no automático acaba, por consequência, realizando tarefas só por obrigação e dificilmente se sentirá feliz — e dificilmente renderá o necessário.

Confira 5 dicas para mudar de carreira de maneira segura

Depois de entender como é possível identificar e descobrir se é hora de mudar de carreira, chegou o momento de apresentarmos 5 dicas para mudar de carreira de maneira segura e tranquila. Vamos lá?

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

1. Aposte no autoconhecimento

O primeiro passo para realizar uma transição bem-sucedida é investir em autoconhecimento. Afinal de contas, quando você separa um tempo para descobrir mais sobre si mesmo tem a oportunidade de identificar suas habilidades, objetivos e pontos a melhorar.

Então, o ideal é questionar-se bastante a fim de encontrar uma nova direção. Confira, abaixo, algumas perguntas para iniciar esse exercício de autoconhecimento:

  • Quais são as minhas qualidades?
  • Quais são as minhas paixões?
  • Quais situações me deixam desconfortável?
  • Gosto de trabalhar sozinho ou em equipe?
  • Quais atividades me deixam feliz?
  • O que mais me preocupa na vida?
  • Quais atividades me desagradam?
  • Tenho talento para empreender ou prefiro trabalhar para outra empresa? 
  • Onde desejo estar em dois ou cinco anos?

2. Analise o mercado de trabalho

Depois de separar um tempo para praticar o autoconhecimento fica mais fácil identificar áreas que interessam você. Quando descobrir quais são, realize uma pesquisa pela internet sobre as profissões desse setor em específico, verificando as qualificações requeridas, faixa salarial, oportunidades etc.

Além disso, é fundamental ficar de olho no mercado de trabalho, viu? Afinal, ele muda constantemente e é preciso acompanhar de perto as tendências, concorrência, bem como avaliar se é necessário investir em qualificação para se destacar dos demais profissionais. 

3. Busque um curso técnico

Pronto. Você já descobriu um pouco mais sobre si mesmo, sabe que precisa mudar de carreira e já encontrou o caminho que gostaria de seguir. Agora, é importante buscar por capacitação! Os cursos técnicos são uma boa pedida para quem deseja aprender uma nova prática e, ainda, ingressar no mercado de trabalho com rapidez. Tudo isso por um preço bem acessível. Bom, não é mesmo?

4. Planeje

Como dissemos, mudar de carreira não é uma tarefa simples, afinal, você provavelmente terá de adaptar seu currículo para atrair outras oportunidades. É por esse motivo que recomendamos que tenha cautela e faça um planejamento sólido antes de jogar tudo para o alto e partir para uma nova direção.

5. Tenha uma reserva financeira

Falando em valores, aqui vai nossa dica final: tenha uma reserva financeira. A vontade de mudar é enorme, entendemos bem, mas quando paramos para colocar nossos objetivos no papel, pensando em todas as etapas necessárias para realização de nossos objetivos, o dinheiro acaba se tornando um aspecto essencial para a realização dos sonhos.

A reserva financeira vai garantir que você tenha mais tranquilidade enquanto faz a transição profissional. Além dos valores desembolsados com cursos técnicos, por exemplo, talvez seja necessário poupar um pouco até que você comece a ganhar mais ou conquiste o cargo que deseja. Pequenas quantias poupadas por mês podem fazer uma grande diferença a longo prazo.

Agora você já conhece cinco dicas para mudar de carreira com tranquilidade e segurança! Como falamos, essa mudança não é uma tarefa simples. É possível que você enfrente alguns desafios durante sua jornada, no entanto, saiba que eles podem ser facilmente superados com muito planejamento e persistência. Boa sorte!

Gostou de saber mais sobre transição profissional? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a mudar de carreira!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support