nutrição esportiva

Nutrição Esportiva: saiba como seguir carreira na área!

O número de pessoas interessadas em adotar um estilo de vida mais saudável está crescendo cada vez mais. Com isso, uma certa especialidade está conquistando visibilidade no mercado de trabalho: a nutrição esportiva. Esse profissional se dedica a melhora da saúde do paciente por meio da alimentação equilibrada aliada aos exercícios físicos.

Se você está no processo de escolha de uma profissão, saiba que a nutrição esportiva é uma ótima opção de curso e esse é um mercado em constante crescimento. Além disso, a especialização é uma boa maneira para garantir um destaque na área da saúde. Neste artigo, separamos as principais informações que você precisa saber sobre o assunto para seguir carreira e garantir seu sucesso profissional. Acompanhe!

O que é um nutricionista esportivo?

O profissional especializado em nutrição esportiva tem o objetivo de ajudar a cuidar da saúde do paciente por meio da alimentação e desempenho físico. No entanto, o foco não são apenas atletas, mas pessoas que estão interessadas em melhorar a performance física. Por isso, esse trabalho envolve conhecimentos em bioquímica e fisiologia.

O nutricionista esportivo avalia o tipo de dieta e a quantidade consumida de acordo com as características e demandas do exercício físico praticado pelo paciente. Sendo assim, cada modalidade esportiva e indivíduo requerem um procedimento diferente, ou seja, o desenvolvimento de um plano alimentar personalizado, considerando também a rotina de treinamentos da pessoa.

Como é o mercado de trabalho nessa área?

O mercado de trabalho para o profissional de nutrição esportiva é uma área de conhecimento em constante crescimento nos últimos anos, principalmente por conta do aumento da competitividade esportiva e o interesse nas práticas de exercícios por diversas pessoas. Veja a seguir quais são as áreas de atuação do nutricionista esportivo e a média salarial!

Áreas de atuação

Atletas profissionais e amadores são possíveis clientes para os nutricionistas esportivos. Desse modo, esse especialista pode trabalhar em:

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert
  • clínicas especializadas na área esportiva;
  • consultorias particulares para atletas e equipes;
  • centros esportivos;
  • academias de ginástica;
  • clubes com equipes de esporte.

Média salarial

A remuneração de um especialista em nutrição esportiva depende da área de atuação, região em que exerce a atividade, localização do consultório e o status do local de trabalho no mercado. Em geral, apenas a consulta com esse profissional pode variar entre R$ 50,00 e R$ 300,00, o qual varia de acordo com o tipo de atendimento, como plano de acompanhamento, orientação em grupo etc. Quanto mais experiência e especialização adquirida, maior o sucesso e o retorno sobre o investimento.

Quais as principais atribuições do nutricionista esportivo?

O profissional de nutrição esportiva avalia os hábitos alimentares, histórico de saúde, preparo físico e psicológico do paciente. Com essas informações, desenvolve um plano alimentar personalizado para essa pessoa com o objetivo de melhorar o funcionamento do organismo e a performance física. Nas consultas são elaboradas:

  • composição corporal: as alterações corporais provocadas pelas atividades físicas não são identificadas apenas pelo IMC (Índice de Massa Corporal). Portanto, cabe ao nutricionista esportivo investigar a composição corporal que a pessoa possui;
  • dietas específicas para treinamentos: ao conhecer o tipo de treinamento que o paciente realiza, o especialista definirá a dieta mais vantajosa para os objetivos e necessidades da pessoa, interferindo na quantidade e o tempo de consumo ideal;
  • planos de hidratação: o rendimento dos atletas profissionais e amadores dependem, entre outros aspectos, da hidratação. Isso porque o metabolismo de cada pessoa funciona de uma maneira, com isso, é possível determinar a frequência de reposição de água.

Além desses fatores, o profissional de nutrição esportiva deve considerar a necessidade e a quantidade de suplementação alimentar, se necessário. Assim como, nos casos de competições e o período após esses eventos, o plano de alimentação deve sofrer alterações de acordo com os objetivos desses atletas.

O que fazer para seguir carreira na área?

A especialização em nutrição esportiva requer, primeiramente, a graduação em nutrição. A faculdade tem uma duração média de 4 a 5 anos e a pós de aproximadamente 18 meses. É possível começar a vivenciar a área ainda nos primeiros anos de formação por meio do estágio supervisionado, o que dará mais prática e experiência para ingressar nessa área após os estudos.

Por que fazer especialização em nutrição esportiva?

O diploma de especialização em nutrição esportiva ajuda na valorização do currículo, o que abre portas para outras possibilidades de atuação e permite que o profissional cresça na carreira, obtendo um retorno financeiro sobre o investimento nos estudos. Essa pós-graduação forma indivíduos capazes de ter uma visão diferente, conseguindo aliar os conceitos da educação física aos conhecimentos adquiridos na faculdade. Portanto, consiste em uma formação multidisciplinar. Conheça mais benefícios dessa especialização:

  • amplia os conhecimentos: educação continuada ajuda a direcionar os conhecimentos gerais adquiridos na faculdade, garantindo uma formação diferenciada para áreas que exijam essa qualificação;
  • valoriza o profissional: os especialistas em determinadas áreas são mais valorizados pelos pacientes, pois há mais segurança em receber um atendimento de profissional que entende do assunto;
  • abre novos horizontes: a pós-graduação é um ótimo caminho para se recolocar profissionalmente, pois aumenta as chances de conseguir novos empregos na área, até em cargos mais altos;
  • amplia a rede de contatos profissionais: a especialização abre portas para fazer networking, seja com professores renomados na área ou outros alunos que podem se tornar aliados no seu crescimento profissional;
  • garante o desenvolvimento pessoal e intelectual: a formação continuada exige dedicação, foco e discernimento, competências que são valorizadas no mercado de trabalho, além de ser um ganho pessoal.

Portanto, foi possível perceber que a carreira de nutrição esportiva é uma ótima opção para mudar a sua vida profissional. Sendo assim, buscar informações sobre a especialização e área de atuação é muito importante para contribuir para a sua escolha de curso. Além de ajudar outras pessoas a terem qualidade de vida e bem-estar, você entrará em uma área que promete crescer muito nos próximos anos e é uma boa oportunidade para entrar no mercado de trabalho.

Gostou de conhecer sobre a carreira de nutrição esportiva? Acesse o curso e veja mais informações sobre essa especialização.

Powered by Rock Convert

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support