organização financeira

Conheça 6 dicas de organização financeira

Segundo pesquisa da CNC, 67,5% dos brasileiros estão endividados. O principal motivo? Falta de controle financeiro pessoal. Manter a organização financeira pode ser desafiante, especialmente quando há queda da economia no país, no entanto, saiba que existem atitudes simples que podem ajudar a equilibrar as contas e até economizar no final do mês.

Se interessou? Então, continue a leitura deste post! A seguir, explicamos por que é fundamental manter a organização financeira. Após, você descobre seis dicas para atingi-la facilmente. Vamos lá?

Entenda a importância do equilíbrio financeiro

Além de evitar endividamentos desnecessários, a organização financeira pode redirecionar seus gastos e ajudar você a pensar no futuro. Confira, a seguir, as principais vantagens de investir neste planejamento

Realização de objetivos

Quais são seus objetivos e o que você tem feito para conquistá-los? Quem sonha em fazer um curso técnico e investir em desenvolvimento profissional, por exemplo, sabe que precisa poupar uma quantia no final do mês para investir nos estudos. Assim, pode apostar na organização financeira para tomar as melhores decisões e planejar melhor o futuro.

Menos preocupações

A falta de controle financeiro pode prejudicar a sua saúde, sabia? Uma pesquisa realizada na África do Sul revelou que o estresse gerado pelo dinheiro aumenta o risco de ataque cardíaco. Mas, além disso, quem não consegue equilibrar os gastos no final do mês pode acabar com outros problemas de saúde, como:

  • insônia;
  • ansiedade;
  • dores de cabeça;
  • irritabilidade;
  • depressão;
  • distúrbios alimentares;
  • baixa autoestima.

Qualidade de vida

A organização financeira é indispensável para alcançarmos uma vida mais equilibrada. Além de ajudar você a eliminar despesas desnecessárias e se planejar melhor para poupar dinheiro, ela é capaz de trazer tranquilidade para nossa vida. Cá entre nós, nada melhor do que deitar a cabeça no travesseiro sabendo que os boletos estão em dia, não é mesmo?

Confira 6 dicas de organização financeira

Entendeu por que é importante apostar na organização financeira? Neste tópico, mostraremos como é possível atingi-la no dia a dia e de maneira bem simples. Confira agora!

1. Anote seus ganhos e despesas

O primeiro passo para realizar a organização financeira é anotar todos os seus ganhos e despesas. Se tem dívidas ou fez compras parceladas, não esqueça de colocá-las na lista, tudo bem? Tudo deve ser registrado! Para isso, você pode utilizar planilhas, caderno ou aplicativos de controle de gastos diários e mensais. Na internet há uma boa variedade de programas para auxiliar você nessa tarefa.

Ao registrar tudo, você consegue identificar quais gastos podem ser reduzidos ou até mesmo cortados. Essa também é uma boa maneira para estabelecer estratégias mais acertadas para manter as contas em dia e guardar dinheiro no final do mês para investir em uma pós-graduação, se esse for o seu objetivo. 

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

2. Renegocie suas dívidas

A renegociação de dívidas é um dos melhores caminhos para alcançar a organização financeira. Assim, após identificar as pendências, recomendamos que fale diretamente com os credores a fim de propor um acordo. Os bancos, por exemplo, estão sempre interessados no pagamento das dívidas e, normalmente, oferecem boas propostas para ajudar você a pagar as dívidas sem prejudicar orçamento do mês. 

3. Faça uma reserva financeira

Apostar em uma reserva financeira pode ajudar você no futuro em caso de emergências, como a compra de um remédio, uma conta inesperada ou um pneu furado. Por isso, para não comprometer a organização financeira e manter o equilíbrio, vale a pena guardar uma quantia capaz de cobrir todas as suas despesas por, pelo menos, um mês.

Para começar, você pode fazer uma poupança e programar movimentações bancárias todos os meses. É importante, claro, se comprometer a não mexer no dinheiro, ao menos que seja realmente necessário.

4. Evite o uso de cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos principais vilões da organização financeira, sabia? Ele não só pode comprometer o orçamento, como também é capaz de ajudar você a ter uma dívida ainda maior por conta das taxas de juros altas. Saiba que essa modalidade de pagamento não precisa ser abolida da sua vida, mas é importante que seja usada com muita cautela.

Abaixo, listamos algumas dicas importantes para quem usa o cartão de crédito:

  • faça o pagamento total da fatura para evitar os juros;
  • evite atrasar o pagamento da fatura, pois isso prejudica a sua pontuação de crédito;
  • lembre-se de listar todos os gastos do cartão de crédito, como mencionamos;
  • prefira o pagamento à vista;
  • tente negociar a anuidade do cartão;
  • tenha cuidado redobrado com as compras realizadas por impulso. 

5. Gaste menos do que ganha

A dica parece óbvia, mas você poderia dizer que segue ela à risca sempre? Por falta de organização financeira e até descuido, muitas pessoas acabam cometendo esse erro e, mensalmente, gastam além do que ganham, aumentando cada vez mais suas listas de pendências financeiras.

Para se ter uma ideia, há quem encare os cartões de crédito como uma extensão da renda e utilizam o meio de pagamento de forma descuidada. O resultado disso é uma espiral de juros e contas cada vez mais quilométricas. Para fugir dessa situação, a regra de ouro é gastar menos do que você ganha, combinado?

6. Aposte na tecnologia

Por fim, uma das formas de realizar a organização financeira e acompanhar todos os gastos e as despesas de perto é apostar na tecnologia. Como falamos, existem vários aplicativos na web que podem ajudar você a tornar essa tarefa muito mais rápida e fácil. Veja, a seguir, alguns programas para começar a utilizar hoje mesmo:

Pronto. Agora você já sabe como é possível conquistar a organização financeira no dia a dia! Viu como a tarefa não é um bicho de sete cabeças? Depois de entender mais sobre o assunto, saiba que, para manter as contas sempre equilibradas e, ainda, conseguir poupar uma quantia no fim do mês, é indispensável apostar em educação financeira desde cedo.

Se gostou deste conteúdo, aproveite para curtir a LS Educacional no Facebook! Por lá, você acompanha conteúdos especiais, novidades imperdíveis e muito mais. 

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support