passar no vestibular

Como passar no vestibular de primeira? 5 dicas para você colocar em prática!

Se o seu sonho é passar no vestibular, é importante ter uma rotina de estudos consistente e bem direcionada. Saiba que é possível conseguir a aprovação na primeira tentativa, mas, é preciso se dedicar para conquistar um bom resultado.

É válido ressaltar que algumas áreas são mais concorridas que outras e isso interfere no desafio. No entanto, ao manter o foco e estudar com bons métodos, você terá ótimas chances de realizar o seu objetivo.

Para ajudar a obter sucesso nessa missão, preparamos 5 dicas práticas que ajudarão a tornar os seus estudos mais eficientes. Confira nas próximas linhas.

1. Defina uma metodologia de estudos

O primeiro passo para conseguir bons resultados nos estudos é entender como você prefere estudar. Observe qual período do dia sua produtividade está em alta, quanto tempo contínuo consegue se dedicar sem dispersar, se lida melhor com videoaulas ou apostilas. Enfim, analise qual estratégia funciona melhor para o seu caso e aposte nela para elaborar seu plano de estudos.

As influencias externas também precisam ser consideradas na hora de estruturar a sua metodologia. Analise os horários em que você terá menos chances de interrupções, com menos barulhos, em que a internet tem melhor desempenho, entre outros fatores que podem afetar a sua concentração.

2. Elabore um cronograma

Tendo em mente a sua metodologia ideal, é fundamental criar um cronograma realista. Contabilize o conteúdo que precisa estudar, o tempo que tem até a avaliação e a sua disponibilidade de horários para isso.

Com essas informações, faça a divisão do quanto estudará diariamente. A dica é fracionar, mas, manter a constância. Isso porque, pode ser mais efetivo estudar 1 hora por dia com afinco, fazendo revisões e com concentração total do que deixar tudo para um dia só da semana e não conseguir dedicar toda a sua atenção à atividade.

3. Adote técnicas de gerenciamento do tempo

O tempo pode ser um aliado ou inimigo do seu objetivo de passar no vestibular. Portanto, faça bom uso dele a partir de técnicas inteligentes. É possível que durante esse período você precise renunciar a algumas atividades e se afastar das redes sociais. Mas, esteja ciente que isso é provisório e que será em nome de um sonho. Veja algumas ideias de técnicas de gerenciamento do tempo que podem funcionar.

Lista de tarefas

A lista de tarefas é bem simples e intuitiva, pode ser feita no celular, em uma planilha ou no papel mesmo. Nela, você planejará todo o seu dia, visualizando as atividades necessárias. Assim, a rotina fica mais organizada e tudo que precisa ser cumprido é feito de forma eficiente e motivada.

Pomodoro

A pomodoro é uma excelente estratégia para quem tem dificuldade de concentração. Com ela, você divide o seu tempo de estudos e intercala com pequenos momentos de descanso. Funciona com os seguintes passos:

  • separe o conteúdo que precisa estudar;
  • programe o seu timer em 25 minutos e durante esse tempo estude sem nenhuma distração;
  • tire 5 minutos de descanso;
  • recomece o timer de 25 minutos e retome os estudos.

O processo é feito até finalizar a atividade necessária. A cada quatro ciclos de 25 minutos, tenha um descanso de 30 minutos.

4. Tenha técnicas de estudos

Além das técnicas para aproveitar melhor o tempo, também é interessante usar estratégias que ajudam a compreender melhor a matéria. Confira algumas ideias.

Mapas mentais

Os mapas mentais são ótimos auxiliares, especialmente para assuntos mais complexos. Eles ajudam a visualizar melhor os conceitos e fazer as conexões, o que dá uma visão panorâmica do que foi estudado, além de oferecer um recurso visual para a matéria.

O mapa mental pode ser feito no papel ou em sites e aplicativos específicos. Coloque no centro o tema estudado e puxe as ramificações das informações e assuntos que se relacionam. É importante que ele seja bastante sucinto e objetivo. Explore cores diferentes e ilustrações para reforçar ainda mais a referência visual.

Vestibulares anteriores

Uma técnica de estudos muito efetiva é a realização dos vestibulares anteriores. Com isso, você se familiariza com as questões cobradas e conhece os temas essenciais para aquele processo seletivo que disputará.

Para tornar essa forma de estudar mais educativa, é essencial que você avalie as questões que errar ou que não ficaram bem compreendidas e revise a matéria. Esse poderá ser um guia importante para seus estudos.

Autoexplicação

A autoexplicação é outro exemplo de técnica de estudos muito eficaz e que pode aumentar as suas chances de passar no vestibular ou ter uma boa nota no Enem. Ao explicar o conteúdo, a compreensão também melhora. A ideia é que você explicite o assunto para si mesmo, organizando as ideias da maneira mais clara que conseguir.

Isso pode ser feito na frente do espelho ou por gravações. Registrar esses materiais em áudio é uma maneira de facilitar também as revisões, já que poderá escutar as gravações posteriormente para relembrar.

Resumos

Estudar por resumos é uma forma muito tradicional e satisfatória. Consiste em registrar as ideias centrais do que for estudado. Além do resumo, você também pode usar resenhas e fichamentos para tomar nota da matéria.

Essa técnica, além de ajudar na fixação dos conteúdos, também traz muito mais agilidade para as revisões, pois não precisará rever uma aula inteira ou ler o texto na íntegra, pois tudo que for essencial estará registrado no resumo.

5. Estude por diferentes fontes

Os estudos tendem a ser mais centrados em textos e aulas. No entanto, você pode complementar a aprendizagem com outras fontes de informação, como: filmes, podcasts e séries. Eles ajudam a conhecer o assunto de forma interdisciplinar e a compreender as diferentes perspectivas.

A dica é observar se as fontes usadas na produção são confiáveis. Para os filmes, é importante avaliar se o conteúdo é fiel à realidade ou se está mais baseado na ficção para evitar interpretações incorretas.

Em suma, é possível passar no vestibular de primeira, porém, será preciso ter disposição para se dedicar bastante durante o período de preparação. Esse esforço, além de aproximar você do seu objetivo, também familiariza com a rotina acadêmica de estudos constantes.

Está na dúvida de qual área seguir? Conheça as 7 principais profissões da área da saúde e veja com qual delas você tem mais afinidade.

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support