profissões na área da saúde

[Infográfico] 7 principais profissões na área da saúde

Muitos estudantes veem a área da saúde como uma opção para o futuro, mas, às vezes, ficam em dúvida de qual profissão escolher. É verdade que existe uma variedade imensa de campos de atuação. Mas não precisa se preocupar, é super comum enfrentarmos angústias e incertezas quando o assunto é a escolha de uma carreira.

Além da medicina — a mais tradicional, as profissões na área da saúde são muito valorizadas pelo mercado de trabalho, têm bons salários e alto índice de empregabilidade. Cada profissão apresenta características e desafios específicos. Por outro lado, você também tem suas competências e habilidades individuais. Por isso, fazer uma pesquisa para conhecer as profissões na área da saúde pode ajudar você a fazer a melhor escolha.

Este post vai auxiliar você a conhecer algumas profissões que estão em ascensão no mercado de trabalho. Continue a leitura e saiba quais são elas agora mesmo!

1. Enfermagem

O curso de Enfermagem é um das mais tradicionais da área de saúde. O profissional de Enfermagem atua sempre com outros profissionais. O enfermeiro é aquele que de fato mantém contato direto com o paciente, cuidando dele e ministrando os remédios necessários. Por essa razão, é preciso gostar de lidar com pessoas, pois o profissional tem uma relação de muita proximidade com os pacientes.

2. Biomedicina

A graduação de Biomedicina prepara o futuro profissional para atuar no desenvolvimento de novos tratamentos com foco no combate a doenças. É função do biomédico entender como as doenças se comportam para identificar novas maneiras de erradicá-las. Logo, essa é uma área destinada a pesquisas laboratoriais. Se o seu perfil tende a ser curioso e investigativo, essa pode ser a profissão certa para você. 

3. Fisioterapia

Quem opta por fazer Fisioterapia vai se preparar para ser um profissional que trata e previne doenças e lesões, empregando técnicas como exercícios e massagens. O fisioterapeuta atua para a recuperação de pacientes com lesões musculares ou limitação de movimentos em diferentes níveis. Ele atua tanto na prevenção como na recuperação de lesões musculares. É importante gostar do contato com as pessoas, pois elas são o foco da sua formação e da sua carreira.

4. Nutrição

A curso de Nutrição é outra formação muito buscada entre os adeptos da área da saúde. Especialmente porque o mercado oferece vários campos de atuação. O nutricionista tem como atividade principal prescrever dietas alimentares conforme a necessidade ou interesse de cada paciente. Uma característica importante do profissional de nutrição é o dinamismo, já que ele pode atuar em diferentes segmentos do mercado, como clínicas, escolas, restaurantes etc.

5. Estética e Cosmética

O profissional formado em Estética e Cosmética também tem um leque bastante amplo de atuação. O mercado da beleza, relacionado à saúde e ao bem-estar das pessoas está cada vez mais promissor. O profissional da área tem várias oportunidades de trabalho. Ele pode atuar em spas, salões, institutos de beleza, clínicas, hospitais ou ter o seu próprio negócio. É essencial se manter atualizado, pois as novidades na área são constantes.

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

6. Ciências Biológicas

No curso de Ciências Biológicas o aluno estudará os aspectos que envolvem a origem, a evolução e a adaptação dos seres vivos. O biólogo é aquele profissional que trabalha com pesquisa e desenvolvimento de processos biológicos para a conservação e utilização correta dos recursos naturais do planeta. Os contextos de atuação são variados, como instituições de ensino, museus e instituições culturais e científicas.

7. Farmácia

A faculdade de Farmácia permite que o futuro profissional se prepare para atuar principalmente na área de medicamentos e fármacos, já que aprenderá sobre os medicamentos e seus efeitos no organismo humano. Entretanto, há espaço para atuar no segmento de alimentos e cosméticos também. O farmacêutico pode atuar em farmácias e drogarias como responsável técnico, trabalhar em laboratórios de análises clínicas e empreender, atuando como responsável por sua própria farmácia.

Habilidades comuns das profissões na área de saúde

Todas as profissões da área de saúde têm algo em comum. Independentemente do segmento, o profissional tem um contato muito próximo com as pessoas em momentos muito particulares da vida e também de muita vulnerabilidade. Por isso, a prática humanizada é essencial para que o trabalho seja desenvolvido com empatia e paciência. A boa notícia é que essas habilidades podem ser facilmente desenvolvidas. 

Considerando a necessidade de um atendimento humanizado, se destacam aqueles profissionais que são dinâmicos, proativos e que desenvolvem uma boa comunicação. Principalmente porque lidam com pessoas em momentos que estão extremamente vulneráveis. Essas habilidades serão necessárias durante toda a sua jornada profissional. Dessa forma, é importante que você analise quais campos de atuação se encaixam melhor no seu perfil.

A importância de escolher bem a instituição de ensino

O curso que o aluno escolhe para prepará-lo para exercer a profissão dos sonhos deve ser a sua primeira prioridade. Tenha atenção ao seguinte, a instituição de ensino não é apenas responsável pela formação técnica dos estudantes, durante os anos que estiver na graduação, o objetivo principal será adquirir conhecimento. Entretanto, é também nesse período que você terá a oportunidade de trocar experiências por meio das vivências com professores, colegas de turma e profissionais.

A escolha certa da instituição de ensino vai determinar o nível de profissional que você será. Portanto, faça uma pesquisa séria sobre as faculdades que oferecem os cursos de seu interesse. Primeiramente, é fundamental saber o conceito e avaliação no Ministério da Educação (MEC). Outros fatores que devem ser considerados são a qualificação dos professores e a infraestrutura disponibilizada. A LS Educacional oferece cursos inovadores frente a demanda do mercado.

Sempre que precisamos fazer escolhas importantes, buscar as informações para ter as referências certas é essencial. E com as informações deste post, podemos concluir que as profissões na área da saúde são realmente muito promissoras.

Há uma enorme oferta de oportunidades, mas é preciso estar atento às particularidades da profissão para ser um profissional bem-sucedido. Além disso, poder contar com uma instituição de ensino de qualidade é o primeiro passo para um futuro brilhante.

Quer saber mais sobre as profissões na área da saúde? Entre em contato com a LS Educacional e fique por dentro dos nossos cursos!

Powered by Rock Convert

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support