radiologia

Profissional de Radiologia: qual a sua importância?

Muitos estudantes concordam que a escolha de uma profissão não é a tarefa mais simples. Quando temos à frente uma gama diversificada de opções é comum ficarmos indecisos. Por esse motivo, é muito importante pesquisar bastante e coletar o máximo de informações sobre as profissões de interesse, a carreira e o mercado de trabalho. Dessa forma, você consegue analisar com mais clareza as opções existentes.

Se a profissão de radiologia faz parte da sua pesquisa, este texto é para você! A área se destaca por sua extrema utilidade e importância nos exames de diagnóstico. Mas antes de iniciarmos, vale ressaltar que existem algumas diferenciações importantes: há o médico radiologista, o tecnólogo e o técnico em radiologia. Em nosso conteúdo abordamos a profissão do tecnólogo, sua formação, as principais funções e o mercado de trabalho. Enfim, as informações mais importantes para você conhecer essa profissão a fundo.

Conseguimos despertar o seu interesse? Então continue a leitura e entenda a importância dessa profissão para a sociedade.

Tudo o que você precisa saber sobre o curso de radiologia

Os alunos do curso tecnólogo em radiologia, basicamente, estudam os raios-X e os campos radioativos para diagnósticos de doenças. A formação dura, em média, três anos, conta com estágio obrigatório e é composta por disciplinas como estatística, cálculo, anatomia humana, biologia geral, radiologia digital, radioterapia, ressonância, entre outras. A formação de tecnólogo oferece diploma de curso superior e preparação ampla na área.

Para ingressar na faculdade, a única exigência é ter o ensino médio completo. O curso prepara o tecnólogo em radiologia para operar máquinas de exames radiológicos e de imagem, entre eles, mamografia, ressonância, tomografia, ultrassom etc. A formação é voltada para a área da saúde, entretanto, existem oportunidades de atuação desse profissional em outros segmentos como medicina veterinária, indústria, construção civil e segurança.

A importância do estágio

O estágio de qualquer curso é muito importante, pois é nele que o aluno tem a chance de vivenciar, na prática, a experiência da profissão, além de aplicar os conhecimentos adquiridos. Independente da área, o conhecimento do dia a dia da profissão é extremamente significativo para a formação plena do estudante. Além do mais, o estágio é o momento principal para absorver melhor os conteúdos vistos na teoria.

Outra vantagem importante é que, muitas vezes, o estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho. É também uma excelente maneira de fazer o seu networking. O estágio de radiologia é de suma importância para que o estudante coloque em prática os conhecimentos adquiridos no curso, além de aprender a manusear os equipamentos e ter contato com os pacientes. Por isso, reunimos algumas dicas valiosas para uma experiência produtiva. Confira:

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert
  • se dedique ao estágio, mas não descuide dos estudos;
  • aproveite para ampliar sua rede de contatos;
  • explore o ambiente de trabalho e busque aprender tudo o que estiver ao seu alcance;
  • busque se destacar e deixar a sua marca pessoal;
  • demonstre sempre proatividade e iniciativa;
  • peça feedback para o seu crescimento pessoal e profissional.

Particularidades da profissão de radiologia

A profissão de radiologia é regulamentada pela Lei Federal nº 7.394, de 1985.

A carga horária de trabalho do profissional é de 24 horas semanais e o piso salarial é de dois salários-mínimos, acrescidos de 40%. Esse acréscimo se refere à insalubridade, pois os técnicos em radiologia trabalham com radiação ionizante, que é considerada uma atividade insalubre.

É importante ressaltar que, apesar de ser considerada uma profissão de risco, cada vez mais, os profissionais da área contam com equipamentos modernos e seguros para se trabalhar. Além disso, existem procedimentos que garantem tal segurança como: o uso de equipamentos individuais de segurança, o uso do dosímetro (para medir o nível de exposição de um ambiente ou pessoa à radiação) e exames médicos de rotina.

As tendências do mercado de trabalho

Se por um lado o campo de atuação do técnico em radiologia é diversificado, por outro, o mercado de trabalho é bastante competitivo. Por isso, é muito importante investir em uma boa formação desde o começo. Procure instituições de ensino sérias e que ofereçam cursos de qualidade. O mercado valoriza profissionais que investem constantemente em suas habilidades. Portanto, vale buscar diferenciais como especializações na área.

A profissão só tende a crescer. A área de medicina diagnóstica, por exemplo, está em constante crescimento e, consequentemente, a demanda por especialistas para realizarem procedimentos de radiologia também aumenta. Outro campo interessante é o concurso público que atrai a atenção de muitos profissionais.

Possibilidades de atuação

  • raio-X: principal área de atuação de quem faz o curso de tecnólogo, produz imagens internas de várias partes do corpo;
  • radiologia industrial: o profissional faz a inspeção de cargas em portos e empresas de transporte;
  • ultrassom: equipamento que emite e capta ondas sonoras do corpo;
  • densitometria óssea: tem a função de medir a quantidade de massa óssea;
  • tomografia computadorizada: semelhante ao raio-X, a máquina produz imagens mais detalhadas de várias partes do corpo;
  • ressonância magnética: o aparelho cria imagens de alta definição dos órgãos internos do corpo;
  • mamografia: os equipamentos ajudam a identificar tumores e lesões na mama;
  • radiologia veterinária: ajuda no diagnóstico de doenças em animais;
  • medicina nuclear: com baixa quantidade de radiação, é possível realizar exames diagnósticos e tratamentos terapêuticos;
  • radioterapia: tratamento que usa radiação ionizante para destruir um tumor.

Além do tratamento e da promoção da saúde, o profissional de radiologia desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças. Sendo assim, a profissão apresenta várias vantagens e desafios. O mais importante é investir em um bom curso e, ao se inserir no mercado de trabalho, se manter sempre atualizado com as novidades da área.

Este post ajudou você a conhecer melhor a profissão de radiologia? Então agora é o momento de entrar em contato e conhecer mais sobre nosso curso em radiologia!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support