recolocação profissional

Como conquistar a recolocação profissional?

Você sabe o que é recolocação profissional? É um processo individual que tem por objetivo ajudar um profissional a conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho, como uma promoção no emprego atual ou, até mesmo, uma posição em outro setor completamente diferente.

A boa notícia é que existem estratégias poderosas para tornar esse processo muito mais fácil e ajudar você a crescer na carreira e alcançar seus objetivos. Ficou interessado no assunto? Então, na sequência, confira alguns passos essenciais para conquistar a recolocação profissional!

Aposte em autoconhecimento

O processo de recolocação profissional começa com uma boa dose de autoconhecimento, portanto recomendamos que reserve um tempo para reavaliar sua carreira e descobrir o que realmente deseja para si mesmo. Comece fazendo uma análise a fundo para identificar seus pontos fortes e os que precisam ser melhorados.

Pense ainda sobre sua trajetória profissional e suas conquistas e acerca do que pretende fazer nos próximos anos. É importante encarar esse momento como uma oportunidade para reaprender um pouco mais sobre você e, enfim, entender qual o melhor caminho a seguir.

Defina suas metas

Depois de apostar no autoconhecimento e refletir mais sobre sua carreira, é preciso definir metas e objetivos. Aqui, lembre-se de que para conquistar a recolocação profissional será necessário ser realista e fazer escolhas conscientes para alcançar aquilo que você realmente quer.

Talvez seja necessário reforçar o inglês ou investir em um curso técnico para uma rápida inserção no mercado de trabalho. Ou, quem sabe, você precise buscar uma pós-graduação para valorizar ainda mais o currículo e aprofundar conhecimentos.

Como dissemos, a jornada da recolocação profissional é individual, assim sendo é crucial ter paciência durante o processo e encará-lo como um recomeço repleto de desafios, mas também de muitas oportunidades e diferentes horizontes.

Dedique-se aos estudos

O mercado de trabalho valoriza bastante profissionais que se dedicam aos estudos e buscam novos conhecimentos e certificações. Afinal, quem se preocupa com isso está mais propenso a contribuir com novas ideias e diferentes pontos de vista.

Realizar uma graduação é bastante relevante para se destacar entre os concorrentes e ter acesso a mais oportunidades. Mas recomendamos que vá além e invista em outros cursos para adquirir novas habilidades, como pós-graduação e cursos técnicos e de extensão. Dependendo dos seus objetivos, também vale a pena ficar de olho em programas de mestrado e doutorado.

Mantenha-se sempre atualizado

Além de fazer cursos para melhorar o currículo profissional, é essencial se manter atualizado sobre os acontecimentos do país e do mundo. Para isso, você pode ler mais livros e revistas, acompanhar noticiários e ler jornais. Os podcasts também são bons recursos, pois ajudam você a se manter informado de maneira simples e rápida.

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

Outra maneira de tornar a recolocação profissional mais fácil é estudar o mercado profissional e, especialmente, o setor em que você atua ou deseja atuar. Recomendamos que esteja atento às atualizações e tendências, bem como às exigências e demandas da posição que pretende ocupar. Dessa forma, você consegue se preparar com antecedência e traçar um planejamento de carreira mais acertado. 

Organize suas finanças

Organizar as finanças também é fundamental para quem está em busca de recolocação profissional, sobretudo em caso de desligamento da empresa. Para evitar que você se enrole com as contas, é preciso listar todos os gastos, eliminar o que não cabe no bolso e considerar que, talvez por um tempo, o seu orçamento estará mais apertado.

Se você pensa em fazer um curso, o cuidado é o mesmo. Se necessário, reduza os gastos para conseguir pagar as mensalidades com tranquilidade. Pense nisso como um investimento importante para ajudar você a conquistar a carreira que sempre sonhou.

Atualize seu currículo

Você sabia que um currículo atualizado aumenta suas chances de recolocação profissional? E se está no LinkedIn, a rede social voltada ao mundo corporativo, isso aumenta ainda mais suas chances de empregabilidade. Então, além de elaborar aquele currículo tradicional, sugerimos que utilize a internet para alavancar suas oportunidades.

Faça um perfil no LinkedIn, preenchendo todos os campos requeridos com bastante atenção. Você também pode se cadastrar em sites de vagas, acompanhar grupos de Facebook e fóruns profissionais. Dessa maneira, fica de olho nas tendências do mercado e consegue se candidatar para mais vagas.

Invista em networking

O networking também pode ajudar bastante durante o processo de recolocação profissional. Aqui, reforçamos a importância de estar presente nas redes sociais, pois elas contribuem para que você tenha contato com diferentes profissionais, incluindo os de outros países. Bom, não é mesmo?

Esteja presente na web, mas não se esqueça de cultivar boas relações no dia a dia não só com gestores, como também com todos os demais profissionais. Afinal, essas pessoas podem contribuir para que você encontre novas oportunidades. Você pode ser recomendado para uma vaga com a ajuda de um colega que mudou de empresa, por exemplo.

Prepare-se para as entrevistas

Por fim, lembre-se de se planejar para as entrevistas com antecedência a fim de transmitir tranquilidade e segurança. Sabemos que esses momentos costumam ser cheios de ansiedade e apreensão, por isso vale a pena reservar um tempo para se preparar com calma e garantir que você vai causar uma boa impressão nos recrutadores.

Uma das formas de fazer isso é buscar mais informações sobre a empresa e a vaga que deseja ocupar, além de se informar sobre projetos desenvolvidos, por exemplo. Outra dica é pensar no tipo de linguagem que usará durante a entrevista e como vai ressaltar suas qualidades e conquistas ao longo da trajetória profissional. Se precisar, peça ajuda a um amigo ou familiar e simule uma entrevista de modo a se preparar melhor para o momento.

Pronto! Agora você já sabe como conquistar a recolocação profissional e tornar esse processo mais tranquilo. Com isso, pode traçar as melhores estratégias para encontrar o emprego que sempre quis. Lembre-se de que é importante encarar esse processo como um recomeço e se preparar bastante, tanto para os desafios como para as novas oportunidades. Boa sorte!

Quer conferir mais conteúdos especiais como este? Então, siga a LS Educacional nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, Facebook, YouTube e Instagram!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support