secretariado

Área de Secretariado: o que você precisa saber?

Você está passando por aquele momento em que pesquisa diversas profissões porque ainda não tem muita clareza do que quer para a futuro? Vários cursos passam por sua cabeça, você pensa, pensa e não consegue se decidir? Se o curso de Secretariado é uma das suas opções, saiba que a profissão se destaca entre as mais promissoras.

Primeiramente, é fundamental lembrar que você está no caminho certo! Afinal, antes de tomar uma decisão tão importante, é preciso pesquisar muito e saber o que se aprende no curso, quais são as disciplinas mais importantes, quais são as demandas do mercado de trabalho e em que áreas é possível atuar.

Neste post, vamos entender mais sobre o curso de Secretariado e quais as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Confira!

Entenda por que a carreira de Secretariado é tão promissora

A pessoa formada em Secretariado pode atuar em empresas públicas, empresas privadas e auxiliar profissionais liberais como médicos, blogueiros, advogados etc. A profissão envolve muitas tarefas operacionais, como organização de agenda, preparação de documentos, controle de arquivos e atendimento a clientes internos e externos. Basicamente, a função principal do profissional de Secretariado é organizar o dia a dia do seu assessorado.

A carreira de Secretariado é bastante versátil. Conquista o sucesso, aquela pessoa que desenvolve um perfil multifuncional. Isso acontece porque o campo de atuação está evoluindo e o profissional muitas vezes passa a assumir posições estratégicas no ambiente corporativo. Por isso, certas habilidades são primordiais no dia a dia do profissional de Secretariado. Listamos, a seguir, as mais importantes. Vamos lá?

Dominar uma língua estrangeira

Em um mercado globalizado e extremamente exigente, dominar outro idioma é requisito indispensável para várias profissões. Muitas empresas possuem clientes e até filiais em outros países. Portanto, esse conhecimento pode ser um diferencial, principalmente, quando estiver disputando uma vaga ou buscando se destacar.

Conhecer as regras da língua portuguesa

Tão importante quanto falar outro idioma é conhecer as regras da nossa língua. O profissional de Secretariado precisa ter um conhecimento mais aprofundado da Língua Portuguesa, pois lida diariamente com diferentes tipos de textos. Mas se você tem dificuldade com a escrita, não se preocupe. Existem ótimos cursos disponíveis para desenvolver essa habilidade.

Saber trabalhar em equipe

Muito se fala sobre a importância do trabalho em equipe no meio corporativo. E saiba de algo muito importante, as empresas já entenderam o valor de contar com um time de profissionais que saiba se relacionar e unir suas forças para a obtenção dos resultados esperados. Logo, o profissional que tem facilidade de se relacionar é bastante valorizado.

Desenvolver as habilidades de um multiprofissional

Como já destacamos, o Secretariado é uma profissão que se tem a oportunidade de atuar em diferentes segmentos, justamente porque ele pode exercer múltiplas funções em espaços diversos. E a tendência é que o profissional dessa área assuma responsabilidades cada vez mais importantes e diferenciadas.

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

Ter uma boa comunicação

Já abordamos a importância e a necessidade da comunicação escrita. Entretanto, comunicar-se bem e adequadamente no ambiente profissional é mais uma qualidade essencial e muito valorizada. Então, se você deseja alcançar posições estratégicas em sua profissão, saber se expressar e também saber ouvir vão te ajudar a impulsionar a sua carreira.

Utilizar o marketing pessoal

Se o mercado de trabalho na área de Secretariado é versátil e as oportunidades de atuação do profissional são tão diversificadas, o marketing pessoal pode ser um aliado para o desenvolvimento da sua carreira. Estamos falando, basicamente, de você mostrar todo o seu potencial, as suas capacidades específicas, os seus valores etc.

Aplicar a organização no trabalho

Ao se falar das habilidades do profissional de Secretariado, a organização não poderia ficar de fora. Afinal, é função dele preservar o ambiente de trabalho de distrações, evitando possíveis erros e retrabalhos. Vale lembrar que, muitas vezes, este profissional se torna o braço direito do assessorado e cuida para que o dia a dia do trabalho flua com agilidade e eficiência.

Saiba o que se aprende no curso de Secretariado

O curso de Secretariado pode ser feito no nível técnico. O curso tecnólogo é uma versão mais focada na prática e no mercado de trabalho. O aluno aprende disciplinas, como cerimonial e protocolo, redação, comunicação empresarial, empreendedorismo, marketing pessoal, etiqueta, entre outras.

O perfil do profissional de Secretariado é multidisciplinar. Além das habilidades técnicas já abordadas, a pessoa precisa desenvolver habilidades sociais. Ou seja, ter espírito empreendedor, ser dinâmico, criativo e com aptidão para o relacionamento interpessoal. Por isso, a comunicação é uma competência importante a ser desenvolvida no curso e aplicada na profissão. A LS Educacional é uma instituição que oferece uma preparação de excelência para os futuros profissionais.

Conheça as demandas do mercado de trabalho

Em um mundo altamente globalizado em que as inovações e mudanças são cada vez mais rápidas e complexas, o profissional de Secretariado encontra no mercado um campo fértil e repleto de oportunidades. Existe uma forte demanda por profissionais com capacidade de liderança e aptidão para tomar decisões, preparados para auxiliar e assessorar outros profissionais em cargos de gestão.

O Secretariado remoto é outra forte tendência do mercado de trabalho. O profissional, que também pode ser chamado de assistente virtual, tem a função de organizar a vida profissional dos seus assessorados só que à distância. Esse tipo de trabalho é mais procurado por profissionais liberais ou pequenas empresas, pois, geralmente, não têm funcionários e precisam de um suporte administrativo.

Definitivamente a área de Secretariado tem conquistado relevância entre as profissões promissoras. E para que você se torne um profissional qualificado, é fundamental estudar em instituições que ofereçam ensino de qualidade, com possibilidades reais de rápida inserção no mercado de trabalho. A LS Escola Técnica oferece cursos credenciados pela Secretaria de Educação, com preço justo, além da infraestrutura e ensino de qualidade.

Então, as informações deste post ajudaram você a decidir pela área de Secretariado? Entre em contato com a equipe da LS Escola Técnica e conheça as oportunidades oferecidas.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support