soft skills

Entenda a importância das soft skills e veja quais são as principais!

O mercado de trabalho exige cada vez mais que os trabalhadores tenham um conjunto amplo de habilidades. Entre elas, destacam-se as soft skills.

Se você quiser impulsionar a sua carreira, sendo um vestibulando ou alguém que não se sente realizado em seu emprego, é preciso dominar essas competências.

Neste artigo, explicamos qual é a definição desse conceito e apontamos a sua importância para a vida profissional. Além disso, identificamos 7 habilidades mais valorizadas pelos empregadores e ensinamos como você pode desenvolvê-las. Prossiga para descobrir!

O que são soft skills?

Essa expressão se refere às competências socioemocionais que integram o comportamento e a personalidade de uma pessoa. A tradução exata dessas palavras é “habilidades leves ou suaves”, mas pode-se entender como habilidades socioemocionais. Elas se diferenciam das hard skills — as capacidades técnicas obtidas pelo estudo dos diversos campos do conhecimento. Incluem-se aqui as graduações, cursos e especializações.

Qual é a importância dessas habilidades?

As habilidades socioemocionais são bastante valorizadas no mercado de trabalho. Afinal, além da formação necessária para o exercício de uma profissão, é importante interagir de modo construtivo durante a sua carreira.

Atualmente, elas são exigidas pelas empresas já no processo de contratação, o que leva os candidatos a mencioná-las em seus currículos. Nesse sentido, os profissionais de Recursos Humanos são treinados para detectar as manifestações dessas competências durante a entrevista de emprego.

Dessa forma, dominar essas habilidades pode ser um grande diferencial em sua vida, pois abrirá várias oportunidades de crescimento. Cada carreira requer um conjunto específico de competências socioemocionais, de acordo com as suas necessidades. Elas reúnem sentidos tanto internos (relativos à sua própria personalidade) quanto externos (referentes ao relacionamento com outras pessoas).

Quais são as 7 competências mais valorizadas pelos empregadores?

1) Comunicação

É essencial saber se comunicar de forma efetiva para ter um bom desempenho em seu emprego. Você precisa ter consciência de que a comunicação não se resume à fala, ou seja, à reprodução das suas opiniões diante dos colegas de trabalho. Comunicar-se efetivamente significa que o outro compreendeu a sua mensagem integralmente, por um processo construtivo e profissional.

Logo, surge aqui o importante conceito de comunicação não-violenta. Essa ideia defende a necessidade de conversar sem transmitir uma intenção agressiva, mesmo que involuntariamente. Em um ambiente de trabalho, você terá de lidar com pontos de vista diferentes, de negociar e de convencer pessoas que não concordam com as suas opiniões. Assim, a linguagem usada nessa interação precisa ser apropriada e requer muita tolerância entre as partes.

2) Ética

Agir eticamente é um dos maiores princípios para viver em sociedade. Essa característica ganha um importante destaque no caso do mercado de trabalho, devido às práticas como a competição desleal. Por exemplo, pode ocorrer que os funcionários de uma empresa prejudiquem os outros colegas em benefício próprio. Por outro lado, a conduta ética prevê uma competição saudável no emprego, baseada no respeito ao próximo e na dignidade humana.

3) Capacidade de liderança

A gestão de pessoas é uma soft skill bastante valorizada no mundo profissional. Porém, exercer a liderança não significa ser autoritária e intolerante. Um bom líder sabe ouvir opiniões diferentes das suas e administrar conflitos de forma propositiva. Além disso, a capacidade de motivar os liderados em prol do melhor desempenho possível é uma das características mais importantes dessa competência.

4) Determinação

Para se ter sucesso, é fundamental ser determinado. Isso soa como um clichê, não é? Contudo, a resiliência e o foco são necessários para enfrentar as dificuldades da profissão. Isso envolve, por exemplo, saber lidar com as cobranças dos superiores e com as pressões dos colegas de trabalho. Outro fator é que a determinação é indispensável para levar um projeto adiante. Tarefas complexas demandam perseverança dos participantes e responsabilidade a longo prazo.

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

5) Inteligência emocional

O conceito de inteligência emocional se refere à capacidade de compreensão e gestão das suas próprias emoções e também das alheias. A maior expressão dessa ideia é a empatia. Ela significa se colocar no lugar do outro e tentar entender o seu ponto de vista. Essa competência pode se manifestar no trabalho a partir do reconhecimento das frustrações dos seus colegas e de um posicionamento equilibrado em situações de conflito. Assim, você estará apto a enfrentar os desafios do dia a dia de maneira mais compreensiva.

6) Colaboração

Essa habilidade pode ser resumida em três palavras: trabalho em equipe. O desenvolvimento de uma tarefa em grupo requer uma comunicação proveitosa entre os integrantes e a tolerância com a divergência. Levando em consideração que todos desejam o bem da empresa, tenha em vista que a cooperação dos seus membros visa a somar, não a dividir.

7) Criatividade

Encontrar maneiras criativas para resolver os problemas do seu trabalho é uma habilidade muito bem-vista. Isso demonstra que você tem inteligência e imaginação para desempenhar as suas tarefas. Aliás, as pessoas criativas são essencialmente polivalentes e multifacetadas, pois não se prendem a um modelo único de pensamento. Esse aspecto as leva a procurar formas diferentes de contribuir em sua profissão.

Como desenvolver essas habilidades?

Nós citamos as sete principais soft skills valorizadas no mercado de trabalho. Porém, você deve se perguntar como desenvolver essas capacidades. Confira as valiosas dicas que apresentamos a seguir!

Aprenda com líderes de sucesso

Várias personalidades bem-sucedidas praticam e recomendam o uso dessas habilidades no trabalho. Ou seja, estamos falando de pessoas que venceram na vida e que podem compartilhar os frutos das suas experiências.

Um grande exemplo é o do ex-presidente americano Barack Obama. Por ser carismático e articulado, ele conseguiu utilizar o seu repertório comunicativo para influenciar a opinião pública dos Estados Unidos a apoiar os seus projetos políticos.

Outra personalidade que maximizou o poder da comunicação foi Steve Jobs, fundador da Apple. Esse magnata da tecnologia conseguiu estabelecer um ambiente produtivo de trabalho na empresa, na qual as ideias inovadoras eram respeitadas e implementadas.

Busque o autoconhecimento

Para desenvolver essas habilidades, você terá de se conhecer. Isso quer dizer se autorregular, reconhecer os seus defeitos e identificar oportunidades de aperfeiçoamento. Assim, foque naquilo em que precisa melhorar e certamente dará um salto em sua carreira profissional.

Esteja disposta a aprender

A vida é um constante aprendizado, não é mesmo? Logo, você precisa estudar e praticar essas habilidades para dominá-las. Isso pode acontecer por meio de treinamentos e imersões corporativas. Outra dica é pesquisar bons conteúdos sobre coaching e desenvolvimento humano.

Valorize feedbacks

Feedback é uma avaliação dada ou recebida sobre alguma atividade. Assim, escutar compreensivamente as opiniões dos colegas de trabalho a respeito do seu desempenho é uma atitude essencial. Com isso, a sua carreira se aperfeiçoará continuamente. Da mesma forma, você pode dar feedbacks construtivos aos outros profissionais da empresa em prol da melhoria do trabalho coletivo realizado.

Otimize a gestão do seu tempo

Gerir o seu tempo é uma maneira bastante útil de organizar as suas atividades. Isso influencia diretamente a prática das competências socioemocionais, pois um mau planejamento da sua rotina pode acarretar estresse, irritação e o surgimento de conflitos. Por outro lado, um tempo bem administrado potencializa a sua produtividade e permite desfrutar melhor da vida.

Ao longo desta jornada, revelamos o conceito de soft skills, qual é a sua importância, quais são as habilidades favoritas no mercado de trabalho e como implementá-las. Agora, chegou o momento de colocar isso em prática. Domine essas competências para levar a sua carreira profissional a um nível de excelência!

Curtiu este artigo? Siga as nossas páginas no Instagram, no Facebook e no YouTube para mais conteúdos de qualidade.

Powered by Rock Convert

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support