técnico enfermagem do trabalho

[Infográfico] O que você precisa saber sobre o curso técnico de enfermagem do trabalho

Você sabe quais são as particularidades do curso técnico em enfermagem do trabalho? Essa é uma formação essencial para a área da saúde e a segurança no ambiente empresarial e tem um campo muito promissor. Isso porque, o profissional conta com diferentes possibilidades de atuação.

Nesse sentido, o curso, como o nome indica, faz parte do campo da enfermagem, porém, com foco no ambiente laboral. Assim, cuida das condições de saúde do trabalhador e está presente em empresas de diversos segmentos. Como é uma área relativamente nova e tem atribuições importantes, é preciso conhecer as suas características para avaliar se é uma boa alternativa para o seu caso.

Se você pretende conhecer mais sobre essa formação e a prática profissional na área, continue a leitura e confira as principais informações.

Como é o curso técnico em enfermagem do trabalho?

Para se tornar um técnico em enfermagem do trabalho é preciso fazer uma especialização na área, ou seja, um curso de pós-graduação. Para isso, o requisito é ter realizado o curso técnico em enfermagem e apresentar o histórico escolar no momento da matrícula. É preciso destacar que também existe a pós-graduação em enfermagem do trabalho, que é específica para pessoas que fizeram o curso de graduação.

A formação dura em média 6 meses e é um importante complemento para o currículo de quem já tem o nível técnico e quer melhorar suas qualificações. O curso aborda conteúdos específicos para a prática profissional em empresas públicas ou privadas de diversas áreas. Assim, durante o período de estudos o pós-graduando tem contato com matérias como:

  • psicologia aplicada;
  • primeiros socorros;
  • ergonomia;
  • doenças ocupacionais;
  • saúde do trabalho.

A matriz curricular varia conforme o curso, mas sempre é baseada nos conhecimentos essenciais que os profissionais necessitam para atuarem de forma eficaz no atendimento das empresas e dos trabalhadores.

Como é a atuação do profissional?

O objetivo dessa profissão é prevenir doenças laborais e acidentes de trabalho, além de prestar atendimento quando houver a necessidade. Dessa maneira, o técnico em enfermagem do trabalho orienta a equipe sobre riscos e medidas para manter a segurança no ambiente corporativo.

Além de informar e atender, esse colaborador também elabora, junto ao enfermeiro, as estratégias para reduzir os riscos de acidentes e a periculosidade na rotina laboral. Assim sendo, pode realizar todas as funções, com exceção das que são exclusivas do enfermeiro.

Da mesma forma, uma contribuição importante desse técnico são os treinamentos oferecidos aos profissionais e as soluções para problemas comuns que afetam o desempenho, como dores e fadiga. Para isso, ele pode encaminhar para o acompanhamento adequado ou atuar na reabilitação.

Nesse cenário, podemos destacar como funções primordiais do funcionário:

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert
  • realizar campanhas de prevenção de acidentes;
  • oferecer palestras e treinamentos;
  • promover hábitos saudáveis no ambiente de trabalho;
  • identificar situações de risco;
  • propor soluções;
  • prestar primeiros socorros.

Qual a diferença entre o técnico em enfermagem tradicional e o técnico em enfermagem do trabalho?

O curso técnico de enfermagem oferece uma formação generalista, que permite atuar em várias áreas. O mais comum é que esses profissionais trabalhem em hospitais, em parceria com o enfermeiro e a equipe médica para atender pacientes. Nesse contexto, realiza manobras mais complexas para a promoção da saúde dos pacientes.

Por outro lado, o técnico em enfermagem do trabalho tem a atuação mais específica, pensando na manutenção da saúde dos empregados e na segurança da empresa. Isso não significa que esse profissional não possa atuar em hospitais, porém, apresenta uma qualificação mais direcionada e bem preparada para o meio corporativo.

Como é o mercado de trabalho para a área?

A preocupação com as doenças laborais e os acidentes no trabalho são crescentes. Assim, muitas organizações investem em estratégias de prevenção e atendimento rápido para evitar que as situações se agravem. Da mesma forma, a percepção de que as boas condições de saúde afetam também a produtividade dos colaboradores é um aspecto importante.

Nesse contexto, o mercado para pessoas que se formam em um curso técnico em enfermagem do trabalho é bastante promissor. Como vimos, a formação habilita o profissional para atuar em diferentes segmentos, com contribuições importantes.

Em relação ao retorno financeiro, a média salarial para o início de carreira é de R$3.300. Porém, isso pode variar de acordo com a região, a jornada de trabalho e o empregador.

Qual é o perfil ideal para fazer um curso técnico em enfermagem do trabalho?

A atuação desse profissional está bastante relacionada com a comunicação e o compartilhamento dos conhecimentos. Dessa forma, o perfil para se destacar envolve ter facilidade para trabalhar em equipe, gostar de ensinar e ter empatia. Também é importante ser uma pessoa dedicada a aprender sempre mais, a partir de boas fontes de informação.

Isso porque, além de ter sólidos conhecimentos em saúde, o técnico também precisa conhecer as leis do trabalho. Assim, uma das principais fontes de aprendizagem e de apoio à prática é a Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho (ANENT). Ela reúne artigos científicos, eventos acadêmicos, bases legais e outros conteúdos relevantes para quem quer atuar com excelência.

Como escolher a instituição de ensino?

A instituição escolhida para o curso também é muito importante, pois para garantir uma formação de qualidade é fundamental que a faculdade seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e que atue com seriedade. Além disso, para desenvolver os conhecimentos necessários para a profissão, é necessário que instituição conte com a infraestrutura adequada.

Dessa forma, se você deseja escolher a melhor faculdade para se qualificar, conheça a reputação da instituição e saiba como funciona o curso. Observe qual o suporte oferecido para as formações técnicas e a qualidade garantida aos estudantes.

Portanto, o curso técnico em enfermagem do trabalho é uma alternativa para quem deseja atuar no meio corporativo e ajudar a promover mais saúde nesses espaços. Para construir uma carreira de sucesso, você precisa também contar com uma boa faculdade, que ajudará a receber a melhor formação.

A LS Educacional oferece cursos técnicos com excelência e alta qualidade. Conheça mais sobre a nossa especialização técnica em enfermagem e descubra as vantagens.

Powered by Rock Convert

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support