técnico nutrição e dietética

Por que fazer um curso técnico de Nutrição e Dietética? Nós te explicamos!

A alimentação é essencial para o bem-estar e a saúde das pessoas. Nesse sentido, além do bacharelado em Nutrição , que é muito procurado por quem pretende seguir esse ramo, o curso técnico em Nutrição e Dietética também é uma excelente alternativa e que abre muitas portas no mercado.

Dessa forma, é importante entender o papel desse profissional para a manutenção da saúde e os cuidados com a alimentação, pois ele tem um vasto campo de atuação e oportunidades promissoras. Além disso, é mais acessível e tem menor duração se comparado ao curso superior de Nutrição.

Neste post, apresentaremos as principais informações sobre o curso técnico de Nutrição e Dietética, bem como a carreira na área. Boa leitura!

Como funciona o curso técnico em Nutrição e Dietética?

O curso técnico em Nutrição e Dietética dura em média dois anos, nos quais se estuda diferentes áreas do conhecimento. Como todo curso técnico, ele tem um programa mais objetivo e focado na prática, apesar de não deixar de lado os referenciais teóricos que orientam a atuação profissional.

Dessa forma, alguns exemplos de disciplinas importantes para a formação desse profissional e que costumam estar presentes no currículo dos cursos técnicos são:

  • Psicologia no Comportamento Alimentar;
  • Anatomia e Fisiologia Humana;
  • Saúde Coletiva e Primeiros Socorros;
  • Nutrição nos Ciclos da Vida;
  • Ética Profissional.

Com o arcabouço teórico e prático adquiridos com o curso, o profissional tem condições de prestar um atendimento integral e de qualidade. Isso porque, a formação permite conhecer mais sobre a psicologia, a nutrição, o corpo humano e também as bases éticas da atuação.

O que faz um técnico em Nutrição e Dietética?

Esse profissional tem atribuições semelhantes, mas não idênticas, às do nutricionista. Dessa maneira, ele cuida da saúde humana a partir da alimentação. Sua atuação pode se dar no planejamento, administração e coordenação dos processos de produção de alimentos e também em programas de alimentação.

Com isso, pode auxiliar o nutricionista ou trabalhar sob a sua supervisão. Algumas formas de atuação pode ser na coordenação de cardápios e também no preparo e armazenamento de alimentos. Assim, precisa conhecer também as normas sanitárias que garantem a segurança para consumo humano.

O curso técnico em Nutrição e Dietética é reconhecido?

É importante destacar que o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), órgão que orienta, disciplina e fiscaliza o trabalho dos profissionais da área no Brasil, reconhece os Técnicos em Nutrição e Dietética e determina que eles devam ser filiados ao conselho. Assim, podem atuar nas seguintes áreas:

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert
  • Nutrição em Alimentação Coletiva;
  • Nutrição em Saúde Coletiva;
  • Nutrição Clínica;
  • Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos.

Portanto, além de reconhecer o trabalho desses profissionais, o CFN também determina que eles podem atuar sem a presença de um nutricionista na cadeia de produção. No entanto, é importante que não haja a preparação de refeições ou de dietas especiais.

Nesse sentido, também é importante conhecer as regras do conselho regional. Esses órgãos, além de garantirem a legalidade do trabalho, também oferecem eventos e materiais de estudos importantes para a aprendizagem e a atualização dos conhecimentos.

Como é o mercado de trabalho na área?

O mercado de trabalho para esse setor é bastante diverso. Além de atuar em clínicas e auxiliar o nutricionista, o técnico também pode trabalhar em restaurantes, escolas, hotéis, supermercados, cozinhas industriais, espaços de saúde coletiva e no ramo da gastronomia.

Problemas relacionados com a alimentação são muito presentes em nossa sociedade, o que preocupa os profissionais área da saúde. Assim, esses técnicos podem contribuir com o bem-estar das outras pessoas a partir dos seus conhecimentos. Apesar disso, é um mercado concorrido, então é importante ter uma boa formação para se destacar.

Qual o perfil do técnico em Nutrição e Dietética?

Esse curso técnico pode ser feito por qualquer pessoa que tenha mais de 16 anos e já tenha concluído o Ensino Médio ou esteja cursando o segundo ano dessa etapa da educação. Assim, é uma boa alternativa para pessoas que pretendem uma profissionalização para ingresso rápido no mercado e com menor custo.

Para se tornar um bom profissional, é importante ter disposição para os estudos e interesse em trabalhar com a alimentação. Por esse motivo, gostar de aprender mais sobre a saúde e os alimentos é uma característica importante. Do mesmo modo, ser uma pessoa organizada e com boa comunicação ajudará a ter sucesso profissional.

Como escolher um bom curso?

Tão importante quanto escolher a área de atuação é contar com uma boa instituição de ensino para garantir a sua formação de qualidade. Dessa forma, escolher uma faculdade que ofereça excelência em seu ensino, seja reconhecida pelo Ministério da Educação e que prepare os alunos para os desafios da profissão é fundamental.

Por isso, antes de decidir onde estudar, busque referências sobre a instituição, conheça o seu espaço e saiba mais sobre a grade de ensino. Esses são alguns cuidados para garantir a melhor formação e a preparação para se destacar no mercado de trabalho.

Em suma, o curso técnico de Nutrição e Dietética é uma alternativa para quem tem afinidade com a área e deseja garantir uma profissão com mercado estável e promissor. É uma formação rápida, acessível e com boas perspectivas de crescimento. Assim, conhecer mais sobre o curso é um passo importante para impulsionar a sua carreira.

Quer fazer o curso técnico em Nutrição e Dietética em uma faculdade com ensino de qualidade e bons resultados no mercado de trabalho? Então, entre em contato com a LS Educacional e conheça mais sobre nosso curso.

Powered by Rock Convert

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support