tipos de pós graduação

[Infográfico] Fique por dentro dos tipos de pós-graduação que existem

Você está em busca de um curso para turbinar a carreira? Antes de mais nada, saiba que é importante conhecer os tipos de pós-graduação existentes e suas principais características. Dessa forma, fica mais fácil escolher o curso que tem tudo a ver com seu perfil e suas expectativas.

Sabendo da importância disso, preparamos este post para mostrar as principais diferenças entre os tipos de pós-graduação oferecidas atualmente. Ao final da leitura, você saberá qual opção combina mais com os seus objetivos profissionais e pessoais. Boa leitura!

Quem pode fazer uma pós-graduação?

Para fazer uma pós-graduação, é preciso ter um diploma de graduação. Mas além disso, vale ressaltar que existem algumas áreas e cursos que exigem formações específicas.

Para fazer uma pós em Oncologia Multiprofissional, por exemplo, é preciso apresentar um diploma na área saúde. Alguns cursos apresentam pré-requisitos específicos, por isso, é importante verificar essas informações antes de se matricular em uma pós-graduação.

Lato sensu ou stricto sensu?

Aqui no Brasil, os tipos de pós-graduação estão basicamente divididos em dois grupos: lato sensu (do latim sentido amplo) e stricto sensu (do latim sentido restrito). Neste tópico, vamos explicar as principais diferenças entre esses cursos. Continue acompanhando!

Lato sensu

A pós-graduação lato sensu é recomendada para quem deseja aperfeiçoamento profissional ou, ainda, recolocação no mercado de trabalho. Segundo o MEC, os cursos desse tipo de pós-graduação devem apresentar duração mínima 360 horas, seja na modalidade presencial ou a distância.

Confira, a seguir, quais são os principais cursos da pós-graduação lato sensu!

Especialização

A especialização, com carga horária mínima de 360 horas, é perfeita para profissionais que querem aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos e científicos em determinada área de atuação. É a opção ideal para quem busca turbinar o currículo e se destacar ainda mais no mercado de trabalho. Quem faz uma especialização recebe o título de especialista ao final do curso.

MBA

Os cursos de MBA (Master of Business Administration) são focados nas áreas gerenciais e administrativas e geralmente têm carga horária de 360 horas. Esse tipo de pós-graduação é direcionado para profissionais que já estão no mercado de trabalho há algum tempo e querem adquirir conhecimentos estratégicos para assumir cargos de gestão.

Aperfeiçoamento

Os cursos de aperfeiçoamento têm carga horária mínima de 180 horas e, diferentemente da especialização e do MBA, não exigem entrega de monografia ou projeto para aprovação. Esses cursos são recomendados para profissionais que buscam mais conhecimento sobre aspectos bem específicos em determinada área de atuação.

Stricto sensu

Os cursos stricto sensu são direcionados para pessoas que sonham em seguir a vida acadêmica, seja como pesquisadores ou professores universitários. Veja, abaixo, as opções para quem se interessa por essa modalidade de pós-graduação! 

Mestrado acadêmico

O mestrado acadêmico dura cerca de dois anos e tem por objetivo formar pesquisadores e professores universitários. Saiba que esse tipo de pós-graduação exige dedicação exclusiva do estudante e, para ingressar nesses programas, é preciso apresentar um pré-projeto de pesquisa.

Além disso, há um processo seletivo que geralmente envolve:

  • análise de currículo;
  • prova;
  • exame de língua estrangeira;
  • entrevista pessoal;
  • dissertação.

Mestrado profissional

As exigências e a carga horária dos mestrados profissional e acadêmico são praticamente as mesmas. Mas o mestrado profissional tem como foco o mercado de trabalho.

Isso quer dizer que quem opta por essa modalidade não precisa se dedicar exclusivamente ao programa, podendo permanecer no mercado de trabalho e aprofundar seus conhecimentos em determinada área, mas sem descartar uma carreira acadêmica.

Ao final do curso, tanto do mestrado profissional como do acadêmico, o estudante recebe um título de mestre.

Doutorado

O doutorado tem duração de quatro a cinco anos e também requer bastante dedicação. Esse tipo de pós-graduação também forma profissionais para atuar como pesquisadores e professores universitários, abordando temas específicos com mais profundidade e complexidade.

O processo de seleção para o doutorado é parecido com o dos mestrados. Mas algumas instituições de ensino exigem que o aluno domine duas línguas estrangeiras. Além disso, para receber o título de doutor, ao final do programa o aluno deve defender uma tese diante de uma banca examinadora.

Pós-doutorado

O pós-doutorado, ou pós-doc, tem duração de cerca de dois anos e só pode ser feito por pessoas com título de doutorado. Nessa modalidade, o aluno tem a oportunidade de se aprofundar com mais liberdade em um tema já explorado ao longo do doutorado, sem a pressão de ter que apresentar uma tese ou redigir dissertações.

Saiba que, ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o pós-doc não confere um novo título ao final do curso, pois ele não corresponde a um grau acadêmico.

O que considerar na hora de escolher o tipo de pós-graduação?

Pronto, você já sabe quais tipos de pós-graduação são oferecidos no mercado educacional! É essencial conhecer as principais diferenças entre esses cursos para fazer uma escolha alinhada aos seus objetivos profissionais e pessoais.

Outra questão que deve ser considerada na hora de escolher o melhor tipo de pós-graduação é a qualidade da instituição de ensino. Afinal, com a alta competitividade do mercado de trabalho, é fundamental agregar ao currículo boas formações acadêmicas.

Abaixo, reunimos alguns critérios que poderão ajudar você a escolher uma faculdade de qualidade e capaz de contribuir significativamente para o seu sucesso profissional. Veja:

  • verifique se o curso escolhido é reconhecido pelo Ministério da Educação;
  • pesquise as titulações dos professores no site oficial da instituição de ensino e na plataforma Lattes;
  • busque referências do curso e da instituição pela internet ou diretamente com ex-alunos;
  • avalie previamente a grade curricular da pós-graduação, verificando se os conteúdos ministrados atendem às suas expectativas profissionais;
  • visite a infraestrutura da instituição e verifique se as instalações são modernas, se há espaços de convivência, se o acervo da biblioteca está atualizado etc.;
  • veja como funciona o atendimento ao aluno e se há suporte ao decorrer do curso.

Conseguiu entender melhor as principais diferenças entre os tipos de pós-graduação que existem? Agora que você já sabe mais sobre o assunto, pode escolher com mais segurança a formação ideal para seu perfil e seus objetivos profissionais. Mas lembre-se de buscar uma instituição de ensino de qualidade, com boas referências e reconhecida pelo MEC.

Quer ter acesso a outros conteúdos sobre educação e carreira? Então siga a LS Educacional nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, no Instagram, no Facebook e no YouTube!

Dê mais um passo na sua vida.

Cadastre-se e receba nossos artigos em primeira mão.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support