trabalhar e estudar

Trabalhar e estudar: saiba como conciliar a rotina de trabalho e estudos

Sabemos que trabalhar e estudar é desafiante. É muito comum ter medo de não dar conta de tudo e acabar vivendo uma rotina estressante. Mas, mesmo que haja empecilhos, esse esforço vale a pena, afinal, é a partir dele que você pode desenvolver habilidades profissionais e até mesmo mudar de carreira.

Pode respirar fundo! A boa notícia é que é possível conciliar diversas tarefas se você se dedicar bastante e apostar em planejamento. Pensando nisso, listamos, a seguir, algumas dicas para ajudar você encarar a rotina de trabalhar e estudar com mais tranquilidade. Vamos lá?

Mantenha uma rotina organizada e definida

A primeira dica parece óbvia, mas a verdade é que muitas pessoas se esquecem de cuidar do básico. Outras estão tão atarefas e preocupadas que não conseguem nem saber por onde começar. Como dissemos, trabalhar e estudar não é fácil, mas é possível conciliar as atividades se você começar a se planejar o quanto antes.

Para manter a rotina organizada e definida, recomendamos que comece estabelecendo suas prioridades para depois criar um cronograma de tarefas e, ainda, um plano de estudos. Essa é uma boa maneira para mapear a rotina e ter uma boa visão de tudo o que você precisa fazer, seja no dia a dia, na semana ou mesmo no mês.

E não há regras para fazer esse cronograma. Vale até elaborar ele com papel e caneta. Existem também uma porção de aplicativos que podem ajudar nessa etapa. De qualquer forma, aqui, a ideia é dividir suas atividades em dias da semana e, em cada dia, estabelecer horários para elas, sempre considerando as tarefas do trabalho e do seu plano de estudos.

Outra dica importante é ser fiel aos seus horários e compromissos, mas também saber abrir mão de algumas atividades, se elas forem demais para você, sobretudo no trabalho. Entender o seu limite é fundamental para evitar uma rotina pesada, tudo bem?

Divida as tarefas maiores

Quando você aposta na criação de um cronograma consegue cumprir com mais tranquilidade suas obrigações, sejam elas profissionais ou acadêmicas. A partir daí, também fica mais fácil gerenciar o tempo de forma minuciosa.

Algumas tarefas são um pouco mais complicadas e exigem um tempo de dedicação maior de nossa parte. Nesses casos, quando parece difícil fazer o que precisa ser feito, um bom caminho é “quebrar” a tarefa em questão em outras menores. Daremos um exemplo para esclarecer esse ponto.

Imagine que você precisa escrever um artigo para a faculdade valendo nota. Em vez de seguir para a escrita direto, comece pesquisando e dividindo os tópicos que serão abordados. Depois, você pode trabalhar na introdução e, enfim, desenvolver os tópicos aos poucos. Aí, é só criar uma conclusão para seu texto e pronto. Sua tarefa está concluída.

Escolha o melhor método de estudos para você

Existem diversos métodos de estudos por aí que podem ser uma boa pedida para quem precisa trabalhar e estudar. Afinal, eles são essenciais para ajudar a memorização, a concentração e a gestão do tempo

Antes de escolher o seu, saiba que não há uma técnica igualmente eficiente para todas as pessoas. Resumindo, o que funciona para você pode não funcionar com o seu colega, por exemplo. Por esse motivo, recomendamos que experimente diversas estratégias para descobrir aquela que mais tem a ver com o seu perfil e necessidades.

A seguir, listamos os métodos de estudos mais utilizados. Confira:

  • mapas mentais;
  • técnica Pomodoro;
  • testes práticos;
  • autoexplicação;
  • elaboração de resumos;
  • gravação em áudio de conteúdos;
  • realização de simulados cronometrados.

Fuja da procrastinação

Quem nunca procrastinou? Às vezes, adiar uma tarefa difícil se torna a coisa mais fácil de se fazer. O motivo disso é o nosso cérebro, que prefere sempre as recompensas imediatas. E aí fica difícil estabelecer as prioridades e acabamos “empurrando” uma tarefa importante para frente, sem se preocupar muito com o depois. 

Temos a falsa sensação de que, por algum motivo, estaremos mais preparados para lidar com a tarefa lá na frente. E quando chega o momento de executar a tal tarefa, estamos ansiosos, nervosos e preocupados. Acredite, muitas pessoas passam por isso.

A verdade é que a procrastinação é inimiga de quem precisa trabalhar e estudar, ou quer ter bons resultados em qualquer coisa que estiver fazendo. Por isso, é preciso buscar formas continuamente para driblar esse problema.

As dicas que citamos aqui podem ajudar você a fugir da procrastinação, mas, além de segui-las, é importante que se lembre que empurrar as coisas para frente só afasta você dos seus objetivos. Ao adiar tarefas, você está adiando também os seus resultados.

Acompanhe algumas dicas extras para fugir da procrastinação:

  • siga o seu planejamento considerando possíveis imprevistos;
  • fique longe das distrações;
  • identifique seus melhores momentos de produtividade;
  • compreenda os motivos da procrastinação;
  • cuide e gerencie suas emoções;
  • evite cobranças em excesso;
  • determine metas e objetivos realistas;
  • aposte em ferramentas para gerenciar seu tempo;
  • normalize seus erros.

Planeje seu descanso

Descansar é importantíssimo e não dá para negligenciar esse ponto, viu? A ideia de passar a madrugada estudando ou colocando em dia as tarefas do seu trabalho deve ser esquecida. Isso só parece bom na teoria e os malefícios da prática lá na frente, quando sentir cansaço e não conseguir dar conta da rotina de trabalhar e estudar.

Os momentos de descanso e lazer precisam estar no seu cronograma de atividades. Tente tirar um tempo para você. É preciso relaxar para recarregar as baterias e continuar dando o melhor de si, seja no trabalho ou na faculdade.

Por fim, se você tem dúvidas se este é o momento certo para conciliar os estudos com o trabalho, saiba que existem alguns indícios que podem ajudar você a se decidir. Veja:

  • você sonha em mudar de carreira;
  • quer assumir novos cargos na empresa;
  • quer conquistar a recolocação profissional;
  • deseja conquistar um salário mais atraente;
  • precisa se diferenciar dos demais profissionais do mercado;
  • quer trabalhar o networking e conhecer pessoas diferentes.

Este foi nosso conteúdo especial para ajudar você a trabalhar e estudar! Viu como o planejamento é essencial para ajudar você a conquistar os melhores resultados? Agora que já conhece nossas dicas, pode se preparar melhorar para equilibrar todas as tarefas do dia a dia.

Gostou do conteúdo e acha que ele pode ajudar outras pessoas? Então, compartilhe-o agora mesmo em suas redes sociais! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support