trabalhar e estudar

É possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Saiba como conciliar!

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo é um grande desafio, porém, é possível conciliar as duas coisas e realizar os seus sonhos. Essa é a realidade de muitas pessoas que querem investir na formação e precisam do emprego.

Em alguns casos, as atividades estão relacionadas, o que é muito interessante. De qualquer forma, alguns ajustes na rotina evitam a sobrecarga e ajudam a obter bons resultados em ambas as tarefas.

A organização e a disciplina são grandes aliadas para cumprir tudo o que precisa sem enlouquecer ou acumular assuntos não resolvidos. Da mesma forma, os momentos de descanso e lazer são importantes e precisam ser considerados.

Pensando nessas dificuldades, preparamos algumas dicas para estudar e trabalhar com bom aproveitamento. Confira nas próximas linhas!

Defina a sua prioridade

A prioridade é aquilo que vem em primeiro lugar, ou seja, o que é mais importante. Para conciliar as tarefas, é fundamental pensar em qual é a sua prioridade. Se for os estudos, é preciso que o trabalho não consuma todo o seu tempo e energia, nem interfira na disposição para o aprendizado. Se for o trabalho, os estudos poderão ser encaixados nas brechas.

É possível realizar muitas atividades e se sair bem em todas elas, porém, saber onde está o seu foco é uma maneira de não prejudicar aquilo que é importante para você ao tentar dividir a sua atenção. Com isso estabelecido, fica mais fácil organizar a sua rotina.

Estabeleça uma rotina

Para atender a todos os compromissos, é fundamental estabelecer uma rotina. É preciso considerar as atividades a serem feitas, o tempo que se tem disponível e como isso pode ser encaixado.

Alguns recursos que ajudam na organização das suas tarefas são: planners, aplicativos específicos, listas de afazeres e agendas. Sistematize o seu dia de uma maneira que você conseguirá cumprir.

Isso, além de ajudar a manter o foco e realizar tudo que precisa, também é um recurso para evitar que as distrações interfiram nos seus objetivos, afinal, seu foco será no cumprimento do que se propôs.

A organização precisa ser estratégica. Deixe, por exemplo, as tarefas mais complexas para os horários que sabe que terá menos interrupções e mais concentração. Nas pequenas brechas, planeje atividades simples e rápidas.

Use a tecnologia a seu favor

Os aparelhos eletrônicos podem ser sabotadores das tarefas por contarem com muitas distrações. Porém, eles podem ter diversas utilidades, especialmente quando se tem uma rotina difícil, como a de quem precisa trabalhar e estudar.

Com o celular, é possível ter o material de estudos sempre por perto, em livros, aulas gravadas, áudios com os resumos do que estudou, etc. Ele também pode conter a sua agenda e disparar lembretes do que precisa fazer. Ainda existem os cursos a distância, que permitem mais flexibilidade no dia a dia e são feitos também por smartphones.

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

Os aparelhos móveis oferecem muita praticidade, portanto, é muito bom usar isso a seu favor. Aproveite as brechas para colocar em dia as atividades que podem ser feitas por meio da tecnologia.

Busque motivação

Quando é preciso estudar e trabalhar, a rotina quase sempre é muito cansativa e sobram poucos horários livres. É necessário renunciar a algumas coisas em nome de um objetivo, portanto, é fundamental ter em mente as razões de fazer isso.

Considere que esse esforço é por um tempo determinado e veja o que ele pode proporcionar no futuro. Encontrar sentido nas coisas que faz é essencial para manter a motivação e evoluir sempre, já que a cada dia de dedicação você fica um pouco mais perto do seu sonho.

Participe de grupos de estudos

Os grupos de estudos são ótimos para discutir as aulas e melhorar o aprendizado. Além disso, ajudam em momentos de dificuldade de tempo, pois os colegas podem compartilhar informações e auxiliar com as dúvidas.

Assim, se relacionar com pessoas que tenham as mesmas afinidades é uma boa maneira de aproveitar melhor os estudos e trocar experiências, o que é muito importante.

Não deixe as tarefas se acumularem

Para que as suas atividades se adaptem à rotina, elas precisam ser programadas de acordo com o tempo que você tem disponível. Deixar que elas se acumulem pode criar uma bola de neve e fazer com que você precise sacrificar o seu descanso para dar conta de tudo.

Imprevistos de toda ordem podem acontecer, por isso é tão importante ter horários para as atividades e construir hábitos. Dessa forma, você deixa seus afazeres sempre em dia e tem mais tranquilidade quando algo não sair como o esperado.

Se possível, não deixe as tarefas para a última hora. Se cursar uma graduação, por exemplo, o início do período letivo geralmente tem menos atividades, então, no tempo que sobra é bom deixar todas as leituras em dia, fichar e organizar os resumos e manter tudo em ordem, o que trará facilidade no momento de fazer as avaliações.

Cuide do seu bem-estar

Durante a sua semana é importante que você tenha algum momento de descanso e relaxamento. Nos finais de semana, é possível que ainda tenha alguma atividade a cumprir, mas também é essencial que tenha algum tempo de lazer.

É bom que possa contar com o apoio de amigos e familiares enquanto precisar estudar e trabalhar. Além disso, a vida social é necessária para manter o seu bem-estar. Eventualmente será preciso abrir mão de coisas que gostaria de fazer por causa da sua prioridade, mas, não deixe de se divertir.

A saúde também não deve ser deixada de lado. Mantenha a boa alimentação e não caia na tentação de comer fast-food todos os dias. Você pode tirar um dia que tenha mais tempo para deixar as refeições e os lanches da semana prontos e congelados. Além disso, é fundamental que você durma bem e faça coisas prazerosas sempre que puder.

A rotina de quem precisa trabalhar e estudar exige bastante dedicação, mas, com organização é algo que pode ser feito com bom desempenho. O importante é não descuidar da sua saúde, pois isso interfere também na sua produtividade.

Curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais dicas sobre carreira e estudos.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support