trabalhar na área da saúde

5 dicas para quem deseja trabalhar e seguir carreira na área da saúde

Muita gente deseja trabalhar na área da saúde por ela ser bem valorizada socialmente, ter constantemente oportunidades de emprego e não sofrer os impactos do mercado em épocas de crise como acontece com outros setores. Além disso, há o fato dela cumprir um importante papel para promover o desenvolvimento e bem-estar coletivo, não é mesmo?

No entanto, é comum termos dúvidas sobre como começar a carreira de maneira produtiva e bem-sucedida em um ramo cheio de desafios. Por essa razão, preparamos um post para ajudá-lo a se planejar para o seu futuro profissional. Acompanhe e saiba mais!

1. Fique por dentro das principais profissões

A primeira dica é ficar por dentro das principais profissões da saúde. Tenha em mente que esse é um ramo muito vasto e com diversas possibilidades de carreira — algumas você pode ainda nem conhecer. Portanto, é hora de mudar esse cenário!

Com o apoio da internet — e, em especial, do nosso blog, é claro —, faça um levantamento dos principais segmentos. Alguns exemplos são a enfermagem, a nutrição, a medicina, a psicologia, a educação física e a cosmética e estética.

A partir daí, comece a explorá-las, pesquisando quais os objetivos e métodos de trabalho de cada uma, quantos profissionais existem nelas (inclusive, quais são graduados, técnicos e auxiliares), qual o nível de empregabilidade nesses segmentos, qual a média salarial de cada setor, se há algum campo que tem crescido mais nos últimos anos e o motivo etc.

2. Desenvolva habilidades essenciais para a área

Para ser um futuro profissional da saúde é importante desenvolver algumas habilidades essenciais a fim de facilitar o trabalho e aperfeiçoar a relação com os colegas e, em especial, pacientes. Um bom exemplo é a empatia, ou seja, a capacidade de entender a situação do outro, se colocar no lugar das pessoas, além de refletir sobre o que cada individuo precisa e como você pode ajudá-lo.

Outra habilidade necessária é a comunicação clara, para que você saiba repassar informações aos demais sem erros, distorções ou dificuldades de adaptação, o que pode causar problemas para você, ou quem o escutar.

3. Faça cursos técnicos

Se você tem interesse em trabalhar na área da saúde, o quanto antes der os primeiros passos na sua carreira melhor será. Para isso, um curso técnico pode ser uma excelente escolha, afinal, ele conta com uma duração curta (entre um a dois anos), aulas em turnos diversificados e mensalidades com valor reduzido para facilitar e estimular os seus estudos.

Curso técnico, tecnológico ou graduaçãoPowered by Rock Convert

Para completar, é possível fazê-lo em diversos segmentos da saúde, o que amplia as suas chances de empregabilidade e permite que você tenha uma capacitação profissional diversificada, com projeto pedagógico inovador e alinhada com o mercado. Na LS Escola Técnica, por exemplo, há as seguintes opções:

4. Converse com quem já trabalha no ramo

A quinta dica é conversar com quem trabalha no ramo em que você deseja atuar. A razão disso é simples: ninguém melhor para deixá-lo a par dos desafios e das tendências do mercado do que quem já passou por várias seleções de emprego, teve diferentes experiências profissionais e conhece a rotina da rede privada e pública de saúde no país.

Imagine, por exemplo, que você deseja ser técnico de enfermagem. Ao ter um momento de interação com essas pessoas, será possível tirar suas dúvidas sobre como é a jornada de trabalho, o plano de carreira nas empresas, as atividades realizadas, os equipamentos mais usados pelos profissionais etc.

Isso sem mencionar, é claro, na oportunidade de você saber em primeira mão sobre vagas disponíveis e até receber indicações para entrevistas de cargos fixos e temporários.

5. Informe-se sobre concursos públicos

Por fim, informe-se sobre concursos públicos para a área da saúde. Afinal eles garantem não só bons salários e benefícios, mas também uma carreira estável ao longo da vida.

O melhor de tudo é que esse campo do mercado conta com um grande volume de seleções todos os anos por conta da alta demanda das instituições que atendem por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), como hospitais, postos, unidades básicas, prontos-socorros, centros de vacinação etc. Nesse sentindo, pensando em facilitar a vida de nossos alunos, a LS Escola Técnica conta com diversas parcerias exclusivas com empresas que recrutam ex-alunos.

E então, gostou das dicas de como trabalhar na área da saúde? Pois comece a segui-las a parti de hoje! E não se esqueça: a formação técnica é um excelente caminho para ingressar mais rápido no mercado, ganhar experiência e conquistar sua independência financeira. Por isso, conte com uma instituição, como a LS Educacional, que é reconhecida no mercado e ofereça os melhores e mais atuais cursos profissionalizantes!

Aproveite e veja o nosso site para conferir a nossa lista completa de formações técnicas e saber o que é preciso para garantir a sua vaga!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support