vantagens fazer curso técnico

6 vantagens de fazer um curso técnico que você precisa conhecer

O mercado de trabalho tem ficado cada vez mais competitivo e exigente. As pessoas têm investido em capacitação para atingir seus objetivos profissionais e não há dúvidas de que esse é o melhor caminho para construir uma carreira bem-sucedida. Por isso, decidimos falar das vantagens de fazer um curso técnico.

Outros tipos de formações também são muito válidas para preparar o profissional e agregar valor ao currículo. Porém, vamos focar aqui nos principais atrativos de escolher a formação técnica. Você sabe quais são? Descubra agora!

1. Conquistar uma formação mais rápida

Enquanto as graduações levam em torno de 4 a 6 anos para formar os estudantes, os cursos técnicos representam uma chance de conquistar uma qualificação mais rápida. Em geral, a duração deles é de até 2 anos.

Ou seja, em menos tempo é possível ter um título que vai abrir portas no mercado de trabalho, especialmente para as posições que exigem uma formação específica. Um técnico em Enfermagem, por exemplo, não consegue uma vaga na sua área sem comprovar que tem capacidade para tal.

Então, a agilidade é sim um benefício para aqueles que querem ou precisam de um emprego o mais rápido possível.

2. Ter contato direto com a prática profissional

O processo de aprendizado envolve teoria e prática, que são os dois elementos essenciais para fazer com que um aluno entenda sobre um assunto e adquira novas habilidades.

Em um curso superior, a duração mais longa permite o aprofundamento nos conteúdos. Como o curso técnico é mais rápido, o foco é voltado para a prática profissional.

Isso quer dizer que a grade curricular é direcionada para o desenvolvimento das competências técnicas que uma pessoa da área precisa apresentar. Essa informação pode ser verificada antes de você escolher a profissão e o curso ideais.

Mais tarde, cada um pode optar por fazer outros cursos complementares e garantir novos rumos para a carreira.

3. Gastar menos

Avaliar o lado financeiro é sim muito importante, além de ser uma verdadeira necessidade para muita gente. A decisão de fazer um curso particular deve ser muito bem pensada, já que isso significa assumir o compromisso de pagar as mensalidades por um período.

Nesse caso, temos duas vantagens em fazer um curso técnico. Uma delas é que o tempo de conclusão do curso influencia automaticamente o número de parcelas que devem ser pagas. Quanto maior for a sua duração, maior deve ser o investimento.

Para completar, vale saber que o custo de uma formação técnica costuma ser menor — principalmente se comparado a graduações, pós-graduações ou até mesmo alguns cursos livres. É claro que essa é uma informação que pode variar muito de acordo com a escolha de cada estudante, mas normalmente é possível economizar e gastar bem menos fazendo um curso técnico.

4. Conhecer melhor o campo antes de dar outros passos

O contato com a profissão ao decidir fazer um curso técnico ajuda a esclarecer muita coisa para os jovens profissionais. Quem não passa por essa experiência, corre o risco de ter ainda mais dúvida sobre suas escolhas futuras.

Então, os técnicos estudam, aprendem e colocam em prática tudo o que sabem, convivendo com a área todos os dias para compreender como ela funciona. Assim, fica mais fácil perceber se a opção feita realmente é aquela que mais combina com você ou se seria melhor apostar em uma alternativa.

O estágio é mais uma etapa que permite essa aproximação com a realidade, sem falar do desenvolvimento de habilidades importantes para qualquer pessoa que está iniciando sua vida profissional.

De qualquer forma, todos os aprendizados adquiridos podem ser usados de diversas maneiras e em muitos momentos da vida. Investir em conhecimento nunca é um desperdício! Além disso, você aproveita essa fase para criar disciplina nos estudos e no trabalho.

5. Conseguir uma boa remuneração

Apesar de não ser uma regra, a tendência que rege o mercado de trabalho é remunerar melhor as pessoas mais qualificadas. Por isso, há tanto incentivo em fazer bons cursos e continuar estudando ao longo do tempo para aumentar as chances de crescer na carreira — e, consequentemente, ganhar um salário mais alto.

Prova disso é que as vagas de emprego que exigem nível técnico costumam pagar melhor do que aquelas que não têm esse tipo de especificação. Assim como uma posição que requer o diploma de um mestrado, por exemplo, provavelmente vai ter uma remuneração melhor do que um cargo sem essa exigência.

Não por acaso fala-se tanto sobre ter um currículo bem valorizado. Isso envolve a satisfação pessoal de cada um também, mas não podemos negar que o retorno financeiro é um aspecto relevante.

Quando você tem um diploma de técnico, certamente já deu um passo a frente e ganhou um diferencial no mercado. Levando em conta que o investimento (de tempo e dinheiro) é menor, chegamos a uma ótima relação de custo-benefício.

6. Ter flexibilidade nos estudos

Os cursos técnicos têm como objetivo capacitar profissionais, sabendo que muitos deles conciliam outras atividades no dia a dia. Logo, é comum que as instituições de ensino ofereçam mais flexibilidade nos estudos para tentar facilitar o acesso dessas pessoas.

O que seria isso? A oferta dos cursos em diferentes turnos é uma das facilidades, incluindo a possibilidade de estudar aos fins de semana. O processo seletivo também deve ser mais acessível do que os vestibulares tradicionais, que muitas vezes acabam atrasando a entrada de alguns alunos na faculdade.

Enfim, agora você já conhece várias vantagens de fazer um curso técnico e sabe que esse pode ser um grande diferencial no início da sua carreira, não é mesmo? Basta analisar as formações disponíveis no mercado para escolher qual delas tem mais a ver com os seus objetivos!

Ainda não sabe qual a sua escolha? Aproveite para complementar sua leitura com o nosso artigo sobre vocação profissional e autoconhecimento.